Top Ad 728x90

7 de mar de 2017

MEC fecha cerco contra faculdades irregulares em Pernambuco

Deputados apresentaram relatório do MEC sobre a atuação de faculdades investigadas por CPI em Pernambuco...

Publicidade

Deputados apresentaram relatório do MEC sobre a atuação de faculdades investigadas por CPI em Pernambuco...

Presidente da CPI das Faculdades, Rodrigo Novaes (PSD) – Foto: Roberto Soares
O Ministério da Educação está fechando o cerco contra as faculdades envolvidas no esquema investigado pela CPI das Faculdades Irregulares da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Uma vistoria do MEC em três das principais instituições (Funeso, Fadire e Faculdade Anchieta do Recife), realizada entre os dias 05 e 09 de dezembro comprovou irregularidades. As informações estão sendo compartilhadas com o Ministério Público Federal.

Na Funeso, há “fortes evidências” que apontam para a venda de 1.313 diplomas sem que os contemplados tenham cursado qualquer disciplina. O mesmo vale para 35 diplomas emitidos pela Fadire. Também foram encontrados indícios de que cursos livres de extensão eram aproveitados e diplomados como se fossem graduações. O MEC tentou vistoriar ainda a Escola Superior de Relações Públicas (Esurp), mas não conseguiu porque a instituição foi desativada.

“Em relação a Funeso e Fadire, eu não tenho nenhuma dúvida de que essas instituições serão descredenciadas”, armou o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), que presidiu a comissão. Para Teresa Leitão (PT), relatora do colegiado, o esquema foi um “crime contra a educação”.

O MEC trabalha agora para concluir os processos administrativos. As punições podem ir desde o fechamento de cursos ao descredenciamento das faculdades, explicou Amarilis Tavares, coordenadora-Geral de Supervisão da Educação Superior, que está à frente dos processos administrativos no ministério. O órgão já expediu medidas cautelares contra a Fadire e Esurp. Esta última, já prevendo a penalidade de descredenciamento da instituição.

Fonte: JC/ S1 Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90