Top Ad 728x90

12 de abr de 2017

Sistema permite usar selfies para declarar imposto de renda

O estado pretende incentivar seus cidadãos a usar o aplicativo para declarar seus impostos.

Publicidade

O estado pretende incentivar seus cidadãos a usar o aplicativo para declarar seus impostos.


 A ideia é tornar mais fácil o processo de declaração – Reprodução
A ideia é tornar mais fácil o processo de declaração – Reprodução
O Departamento de Receita do Estado do Alabama, nos EUA, anunciou ontem uma parceria com a empresa de certificação digital MorphoTrust para seu sistema de imposto de renda. Por meio da parceria, os cidadãos do estado poderão declarar seus impostos de renda estatais por meio de um aplicativo, enviando selfies suas para provar que são quem realmente dizem ser.

Segundo a MorphoTrust, a segurança desse método é garantida por um sistema chamado eID, ou identificação digital. Ele exige que o usuário escaneie algum documento seu e, depois, tire uma foto do próprio rosto. O sistema então compara as duas fotos para ver se elas conferem, e as compara também com imagens da base de dados do estado. Com isso, a autenticação digital se torna tão confiável quanto outros tipos de identificação.

Vantagem digital


O estado pretende incentivar seus cidadãos a usar o aplicativo para declarar seus impostos. Para isso, pessoas que declararem dessa maneira terão suas declarações favorecidas na fila da restituição: em outras palavras, quem enviar as selfies receberá a restituição do imposto de renda mais cedo.

A ideia é tornar mais fácil o processo de declaração para ajudar a reduzir os casos de inadimplência. Segundo a Fortune, a inadimplência custa mais de US$ 400 bilhões aos EUA todo ano; portanto, faz sentido que o estado invista em um mecanismo para amenizar esse problema. Por outro lado, o Engadget também ressalta que esse tipo de sistema ajuda o estado a criar uma base de dados sobre seus cidadãos que pode, eventualmente, ser usada para fins negativos.

Com a popularização de sistema de autenticação biométrica, fotos do próprio rosto podem ser usadas para uma variedade cada vez maior de serviços. A Mastercard, por exemplo, já vem estudando um método para permitir que usuários usem selfies para pagar por outras compras.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90