Top Ad 728x90

26 de mai de 2017

Ataque hacker que controla smartphone pode invadir qualquer celular Android

Esse ataque cibercriminoso não utiliza uma vulnerabilidade de sistema ou exploit do Android, mas sim permissões legítimas para aplicativos quando instalados no celular.

Publicidade

Esse ataque cibercriminoso não utiliza uma vulnerabilidade de sistema ou exploit do Android, mas sim permissões legítimas para aplicativos quando instalados no celular.


Cloak and Dagger se utiliza de permissões para invadir o smartphone – Reprodução
Cloak and Dagger se utiliza de permissões para invadir o smartphone – Reprodução
Um novo ataque hacker foi descoberto na terça-feira (23) pelos pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos. Batizado de Cloak and Dagger, algo como "Capa e Punhal", o ataque atinge todos os smartphones com sistema operacional Android até a versão Nougat 7.1.2. A Google já foi informada sobre a existência do Cloak and Dagger.

Veja bem: esse ataque cibercriminoso não utiliza uma vulnerabilidade de sistema ou exploit do Android, mas sim permissões legítimas para aplicativos quando instalados no celular.

De acordo com os pesquisadores, o ataque Cloak and Dagger permite que cibercriminosos invadam um smartphone Android e, de maneira silenciosa, consigam acesso completo ao sistema operacional. Dessa maneira, eles teriam controle total do celular e poderiam roubar dados privados, incluindo senhas de banco, redes sociais, conversas, contatos etc.

Como citado anteriormente, o Cloak and Dagger se utiliza de permissões para invadir o smartphone. Se você tem um smartphone, sabe bem do que estamos falando: quando você instala um aplicativo, um menu popup aparece mostrando o nível de acesso ao aparelho que você entrega ao app. É nesse momento que o ataque cibercriminoso age.

Enquanto isso, siga a recomendação: preste muita atenção aos aplicativos que você baixa na Google Play Store e mais ainda fora da loja oficial. Cheque o desenvolvedor e os comentários. Além disso, é interessante desabilitar o "SYSTEM_ALERT_WINDOW" como forma de precaução.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90