Igreja católica do Brasil precisaria de 10 mil exorcistas, indica subsídio


Publicidade

Atualmente apenas 30 padres brasileiros são credenciados pelo Vaticano. “Ninguém pode negar que o mal está aí”.


“À possessão demoníaca existe, mas é rara…” – Reprodução
“À possessão demoníaca existe, mas é rara…” – Reprodução
Segundo o último levantamento oficial (de 2013), o Brasil, que ainda é a maior nação católica do mundo, possui 10.802 paróquias, possuindo 453 bispos e 20.701 padres.

Agora, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) está fazendo um pedido difícil à Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da fé. Através de um subsídio, divulgado no início do mês, apresentou “Exorcismos, reflexões teológicas e orientações pastorais”.

Lembrou também que a prática dos exorcismos é pouco difundida no Brasil, mas ganhou popularidade entre os movimentos carismáticos. O presidente da Comissão Episcopal, Dom Pedro Carlos Cippolini, esclarece que se faz necessária uma reflexão sobre o “problema do mal”.

“Ninguém pode negar que o mal está aí”, afirmou o líder religioso, enfatizando que este é o foco do subsídio, que oferece orientações práticas sobre a questão. Na parte teológica aborda a pessoa do diabo. Segundo dom Pedro, “a possessão demoníaca existe, mas é rara… por isso há necessidade da ciência médica e da psiquiatria antes de se detectar a necessidade de exorcismo”.

Atualmente, os seminaristas estudam oito anos, antes de serem ordenados padres. Metade destes anos são dedicados à filosofia, a outra metade, à teologia. Para ser um exorcista é necessário fazer um curso específico no Vaticano, embora cada bispo tenha autonomia para nomeá-los, caso ache necessário.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil nunca fez um levantamento oficial, mas o programa Fantástico revelou em matéria sobre o tema que existem apenas 30 padres exorcistas atuando no país que seguem o rito oficial da Igreja.

Recomendamos para você »

Religião 4150045037060730893
Reaja! Comente!

Postar um comentário

emo-but-icon

Curta nossa Página

Publicidade

Recicla Net Pousada Vitor & Vitoria WhatsApp do S1 Notícias

Canal S1 Gamer

Mais Lidas

Receba noticias em seu E-mail

Publicidade

item