Top Ad 728x90

24 de mai de 2017

Veja truques para matar a fome e evitar excessos

Busque sempre o equilíbrio em todas as refeições. Veja truques simples para emagrecer sem sofrimento.

Publicidade

Busque sempre o equilíbrio em todas as refeições. Veja truques simples para emagrecer sem sofrimento.


 Preste atenção à cada garfada quando fizer suas refeições – Reprodução
Preste atenção à cada garfada quando fizer suas refeições – Reprodução
Manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios regularmente são os principais pilares do emagrecimento saudável e definitivo. Sabemos que, apesar de simples, a indicação não é tão fácil de ser seguida. Então, apostar em truques para “enganar” o corpo pode ser uma boa solução para se sentir satisfeito mais rápido e por mais tempo.

Truques simples para emagrecer sem sofrimento

O conselho não é novo, mas ainda é um dos mais importantes para perder peso e evitar a fome: comece o dia com um café da manhã reforçado. Para evitar a preguiça típica do período, aposte em alimentos práticos e que aceleram o emagrecimento.

Busque sempre o equilíbrio em todas as refeições, com porções de proteínas, carboidratos e gorduras boas. Assim é possível se manter saciado e controlar melhor o apetite, sem sofrer com o sentimento de privação.

Crie uma rotina alimentar, pois comer cada dia em horários diferentes confunde o corpo e atrapalha o bom funcionamento do metabolismo. Faça refeições a cada três horas, com lanchinhos entre café da manhã, almoço e jantar, para evitar fome exagerada e abuso de alimentos calóricos.

Preste atenção à cada garfada quando fizer suas refeições. Não coma diante da TV, computador ou celular para ter uma melhor relação com a comida e ficar saciado mais rapidamente, sem comer por simples distração.

Mastigue lentamente os alimentos, pois estudos apontam que o cérebro demora cerca de 20 minutos para processar a saciedade. Comer devagar, então, ajuda a evitar repetições desnecessárias de pratos. Durante as refeições, pouse os talheres na mesa após cada garfada para diminuir a velocidade das refeições, garantir maior saciedade e evitar o descontrole à mesa.

Sempre faça seu prato na cozinha e suas refeições na sala de jantar ou outro ambiente da casa. O hábito de manter sobre a mesa panelas e travessas com as preparações pode fazer com que você repita porções por impulso.

Troque as louças da casa e faça suas refeições em pratos menores. O truque evita grandes porções de alimentos que muitas vezes serão ingeridos por impulso e contribui para o fator psicológico de se sentar diante de um prato mais completo.

Mantenha-se bem hidratado e beba pelo menos dois litros de água por dia. Muitas vezes o corpo confunde sede com fome, fazendo com que você coma mesmo saciado.

Uma boa dica para afastar a vontade de atacar sobremesas calóricas e comer algo doce antes mesmo do almoço, como uma fruta ou iogurte. Consuma com frequência e moderação gorduras boas, como as presentes em alimentos como abacate, salmão e azeite de oliva, que saciam a fome e ajudam no emagrecimento.

Comece suas refeições com pratos de saladas. Além de driblar a fome em excesso, você naturalmente consume opções mais saudáveis e garante saciedade com alimentos leves.

É válido ainda turbinar sua salada com uma combinação de folhas, legumes, grãos ou cereais integrais e uma fonte de proteína, como frango, ovos, carne ou peixe. Regue com molhos à base de ervas, limão, azeite, vinagre de maçã ou iogurte.

Para perder peso e não sofrer com apetite constante, diminua o consumo de carboidratos refinados, como pães e massas, por exemplo. Eles promovem picos de açúcar no sangue, levando à fome excessiva, mesmo pouco tempo depois das refeições.

Substitua os alimentos tradicionais pelas versões integrais que, mais naturais e saudáveis, ainda são ricas em fibras, que garantem saciedade e afastam a fome.
Beba café com moderação, consumindo até 3 ou 4 xícaras por dia, para acelerar o metabolismo e aumentar a queima de calorias.

Outro truque que “engana” o corpo é o de adotar a regra das três mordidas. A dica é simples: basta limitar a quantidade de determinada guloseima para não sofrer com o sentimento de privação. “Beliscar” o alimento com três mordidinhas apenas pode aliviar a “fissura”.

Consumir algo com canela, como um simples chá, por exemplo, ajuda a driblar a fome. Estudos indicam que a especiaria, além de termogênica, mantém regularizados os níveis de insulina, diminuindo assim o apetite.

Antes de dar a primeira garfada, cheire sua comida. De acordo com um estudo científico, quanto mais forte o aroma do prato, menor a mordida. A dica, portanto, é apostar em ingredientes como gengibre, manjericão, canela ou alecrim nas preparações.

Quando a gula bater e parecer incontrolável, faça uma caminhada de 15 minutos ao ar livre para reduzir o estresse e a ansiedade, evitando assim comer por impulso.

Aposte nas proteínas em todas as refeições: elas ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, diminui a vontade de comer doce e garante maior sociedade. Na hora do almoço, consuma peixe, frango ou carne. No lanche, consuma um iogurte desnatado com uma colher de aveia, por exemplo.

Sempre que possível, dê preferência a alimentos integrais e naturais, como frutas, folhas, legumes e grãos. Eles são ricos em fibras, que garantem maior saciedade, possibilitando maior consumo de opções, e ainda promovem bom funcionamento do intestino.

Não ignore a importância de uma boa noite de sono e procure dormir pelo menos 7 horas todas as noites. O hábito promove equilíbrio hormonal e metabólico, além de aliviar o estresse e a ansiedade, fatores que ajudam a perder peso de maneira fácil.

0 comentários:

Postar um comentário

Top Ad 728x90