Uma das funções mais importantes dos dentes de leite é conservar um espaço na arcada dentária – Foto: Reprodução
Uma das funções mais importantes dos dentes de leite é conservar um espaço na arcada dentária – Foto: Reprodução

Dentes de leite: quando e em que ordem nascem? A idade em que aparece o primeiro dente de leite é bastante variável, embora possa dizer que o processo normalmente começa entre o sexto e o oitavo mês de vida.

Quando começam a nascer os primeiros dentes do meu bebê? Em que ordem eles aparecem? Essas são algumas das principais questões dos pais após os primeiros meses de vida de um filho. Ainda que muitos busquem um manual sobre o desenvolvimento dos pequenos, algumas respostas não são definitivas.

Uma das funções mais importantes dos dentes de leite é conservar um espaço na arcada dentária – Foto: ReproduçãoA idade em que aparece o primeiro dente de leite é bastante variável, embora possa dizer que o processo de dentição normalmente começa entre o sexto e o oitavo mês de vida, e que costuma terminar entre o 20º e 30º mês. Estes dentes são muito importantes para o desenvolvimento dos bebés porque eles ajudam a executar várias funções como a mastigação e a fonética.

Entretanto, uma das funções mais importantes dos dentes de leite é conservar um espaço na arcada dentária para a erupção dos dentes permanentes. Os primeiros dentes de leite que costumam nascer são incisivos centrais da mandíbula inferior, que geralmente são seguidos pelos incisivos centrais superiores.

Se você deseja acompanhar com cuidado essa etapa da vida do bebê, é importante ficar atento às recomendações de associações nacionais e internacionais de pediatria.

Até alguns anos, a recomendação dos pediatras era fazer o primeiro check-up dental quando a primeira dentição estivesse completa.  No entanto, a presença de cárie em pré-escolares e ocorrência do problema dentais em crianças com menos de 3 anos levaram especialistas a mudar a recomendação. Atualmente, se indica que a primeira visita do bebé ao dentista ocorra aos 12 meses de vida.