Instagram e Facebook estão fora do ar nesta terça-feira

No Brasil, mais de 19 mil usuários relataram problemas no Instagram, enquanto no Facebook reclamações passam de 38 mil.

O Instagram e Facebook ficaram fora do ar nesta terça-feira (5) por volta das 12h30. Até a última atualização desta reportagem, as redes ainda apresentavam instabilidade e não havia previsão de quando seriam normalizadas.

O site Downdetector, que reúne relatos de instabilidade de apps e sites em vários países, chegou a registrar mais de 19 mil reclamações de usuários do Instagram no Brasil, enquanto o Facebook, mais de 27 mil. As notificações começaram a disparar por volta das 12h30 (veja na imagem abaixo).

Ao acessar o Instagram, os usuários notaram que o feed não carregava e apareciam estas mensagens: “Não foi possível carregar o feed” e “Sem conexão com a internet”. Já o Facebook deslogou os seus usuários.

O erro era reportado no navegador e nos aplicativos da Meta.

Executivo da Meta diz que empresa está resolvendo

O diretor de comunicações da Meta, controladora do Facebook e do Instagram, Andy Stone, publicou no X, antigo Twitter, que a empresa está ciente da instabilidade e que está trabalhando para resolver.

“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo problemas para acessar nossos serviços. Estamos trabalhando nisso agora”, escreveu Stone.

Outros países também relatam problemas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Facebook tem mais de 200 mil reclamações, enquanto o Instagram, mais de 40 mil.

Já no Reino Unido, são mais de 150 mil reclamações no Instagram, e mais de 25 mil no Facebook.