Sentir dor na sola do pé ao pisar no chão pode ser sintomas de um tipo de doença
Sentir dor na sola do pé ao pisar no chão pode ser sintomas de um tipo de doença

Sentir dor na sola do pé ao pisar no chão pode ser sintomas de um tipo de doença A dor nos pés ao pisar no solo é bastante incômoda, mas pode ser facilmente evitada e tratada de maneira simples.

A condição nada mais é do que uma inflamação da planta do pé – Foto: Reprodução
A condição nada mais é do que uma inflamação da planta do pé – Foto: Reprodução

Se logo ao sair da cama ao acordar você pisa no chão e sente uma forte dor na sola do pé, pode estar sofrendo de uma doença chamada de fascite plantar. O nome é complexo, mas a condição nada mais é do que uma inflamação da planta do pé, mais especificamente da fáscia plantar, tecido fibroso que vai do calcanhar aos dedos.

Dor na sola do pé: causas da fascite plantar

A dor nos pés ao pisar no solo é bastante incômoda, mas pode ser facilmente evitada e tratada de maneira simples. A condição é mais comum em mulheres acima dos 40 anos, obesos, pessoas que trabalham muito tempo em pé ou entre indivíduos que usam calçados inadequados na prática de esportes de alto impacto.

De acordo com o ortopedista Dr. Giuliano Mestriner, da Clínica Fares, a fáscia plantar fica sem alongamento durante a noite, o que gera dor na primeira pisada do dia. Porém, conforme essa região é estimulada pela caminhada, ela se aquece e alonga, amenizando o incômodo.

Como evitar dor na sola do pé?

  • Procure manter um peso saudável e de acordo com sua altura;
  • Faça alongamento na região dos pés antes e após os exercícios;
  • Evite calçados com solado plano e muito flexível, como sapatilhas e rasteirinhas. Sapatos de salto alto também não são recomendados;
  • Se você passa muito tempo em pé, faça pausas para sentar e descansar os membros inferiores.

Fascite plantar: como tratar

O tratamento de fascite plantar inclui medicamentos anti-inflamatórios ou corticoides, compressas frias, fortalecimento das pernas, fisioterapia, uso de palmilhas ortopédicas, períodos de repouso para quem fica muito tempo em pé e emagrecimento para quem está acima do peso.

Na maioria dos casos, o conjunto de terapias cura a doença, mas se os procedimentos não surtirem efeito desejado, o paciente talvez precise passar por uma cirurgia de descompressão da região subcalcânea.