Solidão – PE é contemplada com Programa Internet para Todos Prefeito Djalma Alves adere ao programa Internet para Todos. O projeto vai levar conexão banda larga através de satélite

 Programa Internet para Todos chega a Solidão – Foto: Reprodução/ S1 Notícias

Programa Internet para Todos chega a Solidão – Foto: Reprodução/ S1 Notícias

O município de Solidão, no Sertão de Pernambuco, foi um dos comtemplados ao programa “Internet para Todos”, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O convênio de adesão foi assinado pelo prefeito, Djalma Alves.

O projeto vai levar conexão banda larga através de satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDV). O equipamento que será responsável por prover a conexão, principalmente em regiões mais remotas, será lançado ao espaço em 04 de maio, com capacidade de cobrir todo o território nacional.

Ao todo, 2.766 cidades concluíram o cadastro em todo o país e se tornaram aptas para formalizar a adesão. Com a meta do Ministério da Ciência de instalar 200 antenas por dia, os primeiros municípios começam a ser beneficiados a partir de maio.

Atualização:

O gestor adiantou que a internet beneficiará moradores do Povoado de São Francisco e a Comunidade Rural de Três Umbuzeiros.

Auxílio financeiro:

Quanto ao auxílio financeiro, o prefeito afirmou que dividirá o valor de R$ 180 mil, sendo 50% para a saúde, 30% na educação e 20% para a assistência social.  Djalma adiantou que o Governo federal tem até dezembro para liberar o recurso.

O gestor lamentou a escassez de chuva em Solidão o que faz a cidade estar sendo abastecida por carro pipa. A Prefeitura de Solidão está contribuindo com a Compesa colocando carro pipa o que fez as contas não serem cobradas em fevereiro.

Djalma espera que o mesmo aconteça em março. O prefeito recebeu da Compesa a promessa de que a água da Adutora do Caruá, que chega atá Ibitiranga, será estendida até a sua cidade.