Verdade ou mito? Chineses afirmam ter criado Capa da Invisibilidade Um vídeo produzido na China mostrou um tecido, aparentemente invisível, que parece funcionar notavelmente como o manto de Harry Potter.

A capa da invisibilidade pode ser considerada um dos objetos mais mágicos e cobiçado – Foto: Reprodução

A capa da invisibilidade pode ser considerada um dos objetos mais mágicos e cobiçado – Foto: Reprodução

Mesmo que não seja um fã ávido da franquia Harry Potter, de J. K. Rowling, você certamente deve estar ciente de alguns elementos do mundo mágico criado pela escritora, entre eles, a famosa Capa da Invisibilidade.

Apesar de fictícia, embora o exército dos EUA tenha desenvolvido tecnologia avançada para criar de fato uma “capa que tornaria soldados invisíveis”, o conceito da capa atraiu a atenção de muita gente, virando um objeto de desenho “inalcançável”. No entanto, este status de impossibilidade parece ter sido mudado, mas isso se assumirmos como verdadeiro um vídeo que recentemente viralizou na internet. Nele, um homem chinês é visto aparecendo “magicamente” no plano da câmera após supostamente sair debaixo de uma capa da invisibilidade.

A capa da invisibilidade pode ser considerada um dos objetos mais mágicos e cobiçado entre todos os outros da franquia Harry Potter. Desde sua menção no segundo livro da séria, estudiosos em todo o mundo têm tentado por meio da Física Quântica e Mecânica criar uma versão aproximada do manto para o mundo real. Embora algumas tentativas tenham feito progresso, nada conseguiu chegar perto do modelo fictício original.

“Este é um tecido de tecnologia quântica feito de um material transparente” – Foto: Reprodução

“Este é um tecido de tecnologia quântica feito de um material transparente” – Foto: Reprodução

No entanto, um vídeo produzido na China mostrou um tecido, aparentemente invisível, que parece funcionar notavelmente como o manto de Harry. Postado inicialmente no Weibo a maior rede social da China, o vídeo recebeu mais de 21,4 milhões de visualizações. Nele, o produto é descrito como “Capa de Invisibilidade Quântica “.

Segundo o vice-chefe do Departamento de Investigação Criminal do Ministério de Segurança Pública da China, Chen Shiqu, a capa em questão poderia ter aplicações militares.

“Este é um tecido de tecnologia quântica feito de um material transparente e que pode refletir as ondas de luz ao redor da pessoa que a usa, tornando-a invisível “, escreveu ele em sua conta no Weibo. “Soldados com essa capa poderiam evitar espiões com visão noturna. Mas, o que aconteceria se ela caísse nas mãos de criminosos?”.

Embora esta seja uma questão válida, de acordo com Zhu Zhensong, um produtor da empresa Quantum Video, descartou que a capa ou o vídeo sejam verdadeiros. Ele disse que as imagens foram editadas ou filmadas com a ajuda de um tecido Chroma Key. Além disso, muitos usuários da web, apesar do inegável entusiasmo, notaram que algumas folhas de árvores que refletiam no tecido não estavam se movendo, embora as que estavam ao redor o fizessem. Isso levantou enorme polêmica e deixou dúvidas sobre a veracidade.

Veja o vídeo: