Ícone do site S1 Notícias

Estudo prevê data final da pandemia no Brasil

Estudo prevê data final da pandemia no Brasil

Um estudo elaborado pela Universidade de Singapura analisou qual será a data final da pandemia de coronavírus em cada país do mundo, incluindo o Brasil. A evolução da pandemia de COVID-19 não é completamente aleatória, segundo os pesquisadores da Universidade de Singapura. Assim como outras pandemias, a de coronavírus deve ter um padrão de surto seguido por uma fase de aceleração dos casos da doença, ponto de inflexão, desaceleração e uma eventual parada e fim.

Desse modo, a previsão do estudo da Universidade de Singapura é de que 97% da crise do coronavírus deve acabar, no mundo, no final de maio (dia 30) e que 100% da pandemia seja superada em 2 de dezembro. É claro que, para que a atual pandemia de coronavírus cumpra o ciclo padrão, tudo depende de medidas de segurança, como etiqueta respiratória, cautela com a higienização individual, cumprimento adequado da quarentena, entre outros cuidados.

Também é importante entender que cada localidade tem o seu próprio ciclo pandêmico e é normal que os países vivenciem fases da pandemia de forma não sincronizada.

Segundo o estudo, há muitas maneiras de se interpretar o fim da pandemia. Uma forma é identificar qual foi o dia em que se notou o último caso da doença pandêmica e, a partir da data estimada para que a pandemia acabasse, fazer uma aproximação entre eles.

Para estabelecer quando será o fim da pandemia do coronavírus, os cientistas de Singapura utilizaram algumas ferramentas e parâmetros.

Segundo os cientistas, pandemias de um modo geral, como a coronavírus, comportam-se em um gráfico como uma curva em “S” em que o acúmulo de casos ao longo do tempo aparece como uma curva e seu pico está bem na extremidade da curva e este foi um dos parâmetros usados.

Para calcular quando a pandemia vai acabar no mundo, os pesquisadores de Singapura, além de entenderem o comportamento gráfico da COVID-19, também utilizaram o modelo matemático SIR (sigla em inglês para o modelo epidemiológico suscetível-infectado-recuperado, que analisa esses três perfis de pacientes e descreve o quanto o vírus está se espalhando na população).

As previsões do estudo são atualizadas de tempos em tempos, conforme a pandemia do coronavírus avança e novos casos são reportados. A última atualização foi feita em 29 de abril de 2020.

Para o Brasil, a estimativa é de que a crise do coronavírus comece a ir embora no começo de junho de 2020. Segundo o estudo, é esperado que durante o mês de junho o país tenha conseguido enfrentar entre 97% e 99% da crise.

A solução da crise do coronavírus, porém, só deve vir em setembro, quando o estudo aponta que 100% da pandemia terá sido eliminada pelo Brasil.

Sair da versão mobile