TRE-PE vai à Alepe pedir apoio para cadastramento biométrico
TRE-PE vai à Alepe pedir apoio para cadastramento biométrico

TRE-PE vai à Alepe pedir apoio para cadastramento biométrico

Um grupo de desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) visitou a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para pedir apoio dos deputados estaduais no processo de cadastramento biométrico obrigatório no Estado. O ciclo 2010/2020 da biometria prevê a realização do processo em 45 municípios do Estado, com uma meta de cadastramento de cerca de 1 milhão de eleitores.

O tribunal quer o empenho dos parlamentares para contribuírem na divulgação do processo de cadastramento através da mobilização das suas bases eleitorais e prefeitos aliados. O tribunal alerta que a biometria anula o risco de fraude nas eleições. Estiveram presentes o presidente do TRE-PE, Agenor Ferreira Lima de Lima Filho, o vice-presidente, Estênio Neiva, e os desembargadores Gabriel Cavalcanti Filho, Júlio Oliveira e Washigton Macêdo de Amorim.

Até o momento, 130 cidades já contam com o cadastro, o correspondente a 4,7 milhões de eleitores que já utilizam a sua digital na hora da votação. Em Pernambuco, há cerca de 6,5 milhões de pessoas aptas a votar.

 “Nós temos 200 guichês de atendimento espalhados pelo Estado e muita gente envolvida vai ser necessária e como o TRE não tem um quadro de pessoal próprio é para angariar esse apoio de prefeitos e lideranças para conseguirem locais para instalação desses postos de atendimento”, armou o servidor do TRE-PE responsável pela biometria, Eduardo Lucas.

Agenor Ferreira lembrou que o TRE-PE já visitou a Casa de Joaquim Nabuco anteriormente e teve o pleito atendimento pelos parlamentares.

“A Assembleia Legislativa de Pernambuco sempre contribuiu com o TRE. Sempre percebemos o empenho de cada um dos deputados para a biometria, processo de suma importância para os municípios e para os eleitores do estado”, contou o presidente.

O presidente da Alepe, deputado estadual Eriberto Medeiros (PP) pôs a Casa à disposição do tribunal para contribuir no cadastramento.

“Quero destacar nossa satisfação com essa parceria que temos com a Justiça Eleitoral de Pernambuco e dizer que todos os membros, todos os gabinetes, todos os servidores, enm, todos que fazem parte da Casa de Joaquim Nabuco não vão medir esforços para contribuir com a Justiça Eleitoral”, armou Eriberto