Ícone do site S1 Notícias

Santa Rita se torna a primeira cidade a decretar lockdown na Paraíba

Anúncio do endurecimento das medidas de isolamento social, chamado de ‘lockdown’, foi feito neste domingo (3) na rede social do prefeito Emerson Panta.

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, anunciou através de um perfil em uma rede social que vai decretar o fechamento da cidade, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, diante do aumento de casos de infectados pelo coronavírus (Covid-19). Segundo fontes consultadas pelo G1, o fechamento deve ocorrer na semana do dia 10 de maio. A prefeitura, no entanto, não divulgou quando vai ser a data de publicação do decreto.

O mesmo afirmou ainda que todas as medidas adotadas até este domingo (3 de maio de 2020) não têm freado o avanço rápido no número de casos da Covid-19 na cidade. Mesmo com o distanciamento social decretado desde o dia 17 de março, apelos feitos canais oficiais, em meios de comunicação, por meio de carros de som e distribuição de cerca de 50 mil máscaras, Santa Rita atingiu a marca de 100 casos confirmados de Covid-19 no sábado (2).

A maior cidade em território da Paraíba, Santa Rita deve ser o primeiro município paraibano a declarar lockdown.

O termo significa o confinamento de todas as pessoas através do bloqueio total da cidade com fechamento de tudo o que for possível. Com essa decisão, a entrada e a saída de veículos particulares são proibidas e limites entre cidades são fechados, além da proibição de aglomerações em locais públicos.

Praticamente todos os serviços não essenciais ficam proibidos e só é possível sair de casa para comprar alimentação, remédios e levar pessoas a unidades de saúde. Santa Rita já chegou a 100 casos confirmados de covid-19.

Sair da versão mobile