Estado registra 1.497 novos casos de Covid-19; número quase dobra nas últimas semanas

Estado registra 1.497 novos casos de Covid-19; número quase dobra nas últimas semanas

Secretaria Estadual de Saúde alerta que é necessário atualizar a vacinação por causa das festas de fim de ano, férias escolares e pré-carnaval

Em uma semana, Pernambuco registrou 1.497 novos casos de Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), esses dados foram notificados entre os dias 3 e 9 de dezembro. A escalada da doença mostra que os números de Covid quase dobraram desde o fim de novembro e início de dezembro. 

Essas informações fazem parte do boletim da Covid-19 divulgado pela SES e enviado ao Diário de Pernambuco nesta terça (12). Segundo os dados, houve grande aumento na comparação com as semanas anteriores.

“Tem-se observado a manutenção da tendência de aumento iniciada no final de outubro”. informou a SES-PE. 

Há cinco semana, por exemplo, foram registrados 89 casos. No boletim semana seguinte, a SES-PE notificou 191 ocorrências

Depois, o número passou para 327 e chegou a 577 ocorrências. Na primeira semana de dezembro, foram  776 casos.

Diante disso, especialistas alertam para a necessidade de vacinação. Ainda mais em um período de festas e férias escolares, bem como pré-carnaval. 

A falta da atualização vacinal pode desencadear surtos, alta taxa de transmissão e o desenvolvimento de novas variantes.

Estatísticas

A SES-PE também divulgou dados sobre a positividade de testes. A Semana Epedimiológica 49, que vai de 3 a 9 de dezembro, aponta que 24.9% do exames realizados no estado foram positivos.

A secretaria informa que, por enquanto, 98% dos casos são leves.

Vacinação

Em entrevista para o Diario de Pernambuco, o diretor geral de Informações Epidemiológicas, José Lancart de Lima, comentou como as medidas puderam ser mais brandas devido a imunização e como é necessário que as pessoas atualizem suas doses para que um cenário pior volte a acontecer.

Para o especialista, é preciso massificar a importância e a segurança da vacinação. E comparando o início da pandemia até o atual momento, houve mudanças no perfil de adoecimento, que não é o mesmo padrão de mortalidade do período da pandemia. Porém, a situação crescente de casos acende o alerta para o público de pessoas que ainda não se vacinaram.

“Nós tínhamos no Brasil, em média, cerca de 1.500 óbitos por dia Covid e, graças a Deus, a gente conseguiu, a partir da vacinação, minimizar esse impacto sobre a nossa população de mortalidade Covid, e minimizamos também a ocorrência de formas graves. A gente estava em uma fila de leito de UTI, chegando aí a ter 100, 120 pessoas por dia esperando em fila de leito de UTI. E hoje nós não observamos mais essa pressão”, afirmou.

Ainda segundo ele, o estado tem hoje, para a primeira dose de vacina bivalente uma cobertura vacinal de 13%, cobertura considerada baixa. 

“Acredita que essas são as principais hipóteses para o aumento de casos no estado de Pernambuco? A baixa procura pela vacina, o relaxamento de medidas de proteção, algumas festividades que aumentam o processo de aglomeração das pessoas”, apontou.

O diretor ainda disse que não há fila em Unidades de Terapia Intensiva para casos graves atualmente, o que não significa que não haja casos graves, mas, bem menos do que nos períodos iniciais do Coronavírus, devido à imunização e às medidas de contingência.

Por fim, ele ressalta que esses alertas são para sensibilizar a população para procurar a vacinação, para investir novamente no autocuidado, visando a própria proteção e a proteção das pessoas que estão ao redor. 

Testagem

Em caso de sintomas gripais, as pessoas devem se manter isoladas das demais, usar máscara de proteção e realizar o teste para que seja identificado se é Covid-19 ou não.

É importante realizar o teste pois os sintomas podem ser facilmente confundidos com o quadro gripal ou resfriado.

Fonte: Diário de Pernambuco