OMS alerta para mais uma nova cepa da Covid-19

OMS alerta para mais uma nova cepa da Covid-19

Cepa Eris tem características de escape imunológico, mas oferece risco baixo à saúde, segundo especialistas. Há casos de infectados nos EUA, no Reino Unido e na China. Ainda não há registros no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou como “variante de interesse” uma nova cepa da Covid-19 conhecida como EG.5 ou Eris. O risco à saúde foi considerado baixo pelo painel de especialistas. Associada a uma subvariante da ômicron — a XBB 1.9.2. —, a Eris cresceu na prevalência globalmente, em especial nos Estados Unidos, no Reino Unido e na China. Ainda não há registro dela no Brasil.

“Com base nas evidências disponíveis, o risco à saúde pública representado pela EG.5 é avaliado como baixo ao nível global”, disse a agência da ONU. “Embora tenha mostrado maior prevalência, vantagem de crescimento e propriedades de escape imunológico, não houve nenhuma alteração relatada na gravidade da doença até o momento”, acrescentou a OMS, em comunicado.

James Trauer, epidemiologista da Escola de Saúde Pública da Universidade de Monash, na Austrália, destacou que a vantagem relativa da EG. 5.1 sobre as outras variantes circulantes deve-se, provavelmente, a um pequeno número de novas mutações. “É um padrão semelhante ao longo da evolução das variantes ômicron desde o fim de 2022”, disse.

Segundo Trauer, há um risco pequeno ou moderado de aumento de casos. Embora não a considere preocupante, o especialista recomenda que idosos e pessoas imunocomprometidas tomem precauções para evitar a exposição.