Documento digital poderá ser solicitado na Secretaria Municipal de Saúde e garante mais reconhecimento e acessibilidade a pessoas com o diagnóstico.
A Prefeitura Municipal de Solidão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que pacientes diagnosticados com Fibromialgia já podem solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia. A iniciativa tem como objetivo garantir mais dignidade, visibilidade e acesso facilitado aos direitos previstos para essas pessoas.
A solicitação deve ser feita presencialmente, no setor de Atenção Básica, onde o paciente precisa apresentar RG, CPF, comprovante de residência, laudo médico e, se houver, dados de conta Gov.br. A carteira será gerada em formato digital, após o preenchimento de um formulário online.
O documento será aceito em instituições públicas e privadas, mediante apresentação de um documento oficial com foto, e tem o objetivo de facilitar o atendimento prioritário e o reconhecimento da condição clínica da fibromialgia.
A gestão municipal reforça seu compromisso com políticas públicas que acolham, respeitem e garantam os direitos das pessoas com doenças crônicas.



