10 coisas para fazer quando você não consegue dormir

10 coisas para fazer quando você não consegue dormir

Tem noites em que muito difícil cair no sono, não é mesmo? Você checa o relógio pela terceira vez em dez minutos. Passou das duas horas da manhã e você tem que acordar às sete para trabalhar. Você faz de tudo para pegar no sono, mas algum estresse da vida pessoal, do trabalho ou um copo de café extra impede que você durma. Nessas horas, o que fazer? Além de evitar alguns alimentos específicos, não desista.

Geralmente, o problema é que você está preocupado demais com algo e isso está impedindo que você relaxe.  Seja um som que está lhe distraindo (goteiras, portas rangendo, música alta etc.), estresse ou até mesmo a sua preocupação com “que horas são?”. Existem alguns joguinhos mentais que servem para acalmar sua mente e ajudá-lo a dormir mais rápido. Mas, antes disso, confira a lista do que não fazer nessas horas de conflito:

Mantenha as luzes apagadas e fique em uma posição confortável para dormir.

Essas dicas podem parecer bem óbvias, mas muitos casos de insônia são decorrentes da impaciência da pessoa na hora de dormir. Ao menos que você tenha decidido passar a noite em claro e esteja preparado para se sentir morto no dia seguinte, fique na cama. Após remover todas as atividades divertidas, confira as dicas a seguir e tenha uma ótima noite de sono:

1. Imagine um cenário

Tente imaginar você em um local familiar. Um bom jeito para começar é visualizar a si mesmo movendo-se pelo quarto. Tente lembrar-se de cada detalhe dele sem abrir os olhos. Se estiver muito fácil, tente recriar um novo cômodo em sua mente. Você pode passar alguns minutos antes do sono aprimorando a sua mansão dos sonhos.

2. Respire

Foque na sua respiração. Tente, conscientemente, diminuir o seu processo respiratório para um número específico de inspiração e expiração, lembrando-se de contar cada um deles. Além de ajudar a focar sua mente através da contagem, o processo faz com que você relaxe fisicamente. Ao amenizar as batidas do seu coração e forçar o relaxamento, fica mais fácil cair no sono.

3. Diálogo interno

Quem disse que amigos imaginários são só para crianças? Crie um personagem e monte uma conversa com ele. Dessa maneira, você consegue focar seu fluxo mental aleatório e afasta pensamentos, distrações ou estresses que podem estar mantendo você acordado.

4. Consciência corporal

Uma boa técnica de relaxamento é contrair e relaxar todos os principais músculos de seu corpo. Comece tensionando os dedões do pé durante alguns segundos e os solte lentamente. Depois, tensione os músculos no arco de seu pé. Passe para as pernas, braços e finalmente o pescoço. Esse pequeno exercício ajuda a remover a tensão no corpo e deixa você mais confortável.

5. Recapitulação do dia

Aproveite a inquietação proporcionada pela falta de sono e revisite o seu dia. Quais realizações você conseguiu? O que você gostaria de fazer diferente da próxima vez? Entretanto, caso algum estresse específico esteja mantendo você acordado, não é recomendável fazer esse exercício. Todavia, seu o seu dia correu normalmente, não há problema algum em fazê-lo.

6. Faça um planejamento

Visualize do começo ao fim como será o seu “dia perfeito” amanhã. Imagine-se acordando disposto no dia seguinte e conseguindo fazer todas as coisas que realmente precisa fazer. Geralmente, são necessários pelo menos 15 minutos para planejar um dia inteiro – a não ser que você seja extremamente minucioso. A tarefa ajuda você a acalmar seus devaneios, enquanto se prepara um dia melhor.

7. Visualize uma meta

Passe algum tempo pensando em um objetivo ou sonho que você deseja alcançar. Se você costuma ter problemas com dinheiro ou débitos, gaste alguns minutos ponderando sobre como ser mais próspero. Caso esteja procurando um novo relacionamento, imagine o parceiro (a) ideal. Invista algum tempo considerando os detalhes.  Não imagine apenas a si próprio escrevendo um livro, veja uma cópia completa em suas mãos.
Já que você está sendo forçado a ficar acordado, é melhor pensar em coisas que lhe façam bem, não é mesmo?

8. A raiz quadrada de carneiros

Contar carneirinhos é algum muito entediante para ocupar uma mente cansada. Em vez disso, tente fazê-lo em potências de dois, ou seja, começando pelo número 1 e continuando sempre dobrando o valor. 1, 2, 4, 8, 16… 1024… 8388608. Em algum momento, você vai se perder na contagem e terá que começar tudo de novo. Alguns pequenos jogos matemáticos podem manter sua mente ocupada, enquanto mantêm pensamentos que o distraem afastados.

9.  Estudo mental

Se você for um estudante ou está estudando para um concurso específico, utilize sua insônia para repassar o próximo teste.  Comece com alguma informação aleatória sobre a matéria ou assunto abordado. Pode ser o nome de um músculo no pé ou alguma questão filosófica que precisa ser dissertada. No caso dos concurseiros, essa é uma boa hora para repassar alguma lei estudantil ou código penal.

Lingue um conceito a outro e encontre novas respostas sobre o tema. A partir de cada nova ideia, encontre outro nó na cadeia de pensamentos. Por exemplo, Sócrates pode levar a Aristóteles, encaminhando para Alexandre o Grande e por fim para a grande dinastia Gupta na Índia.

10. Mantenha os olhos abertos

Pisque quando for necessário, mas tente manter seus olhos abertos. Provavelmente, você consegue se lembrar de algum momento importante seja uma palestra ou uma aula em que você precisava manter os olhos abertos, mas eles teimavam em fechar. Com certeza, essa foi uma das tarefas mais difíceis da sua vida. Portanto, ver o teto de sua casa pode ser um impulsionador de sono melhor do que qualquer coisa que seu professor possa ter criado.