23 de novembro – Dia do Engenheiro Eletricista

O Dia do Engenheiro Eletricista é comemorado no Brasil, desde 2009, ano em que a Lei Nº 12.074, de 29 de outubro, entrou em vigor.

23 de novembro Dia do Engenheiro Eletricista-

Essa data comemorativa tem como objetivo valorizar a importância desse profissional, cuja escolha do dia carrega a memória da primeira universidade tecnológica brasileira, o Instituto Eletrotécnico de Itajubá.

É assim, desde 2009, ano em que a Lei Nº 12.074, de 29 de outubro, que institui o dia nacional do engenheiro eletricista, entrou em vigor.

Hoje conhecido como Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), o instituto que se localiza no estado de Minas Gerais, foi fundado no dia 23 de novembro de 1913 por um advogado, o Dr. Theodomiro Carneiro Santiago. A sua inauguração contou com a presença de Hermes da Fonseca, o 8.º Presidente do Brasil.

Dr. Theodomiro Carneiro Santiago (1883-1936) era filho do Coronel João Carneiro Santiago Júnior e, com o patrocínio do pai, viajou para os Estados Unidos e para a Europa para investigar como poderia criar um estabelecimento para a formação de engenheiros no Brasil. Durante essa viagem, contratou professores e adquiriu o material necessário para os laboratórios da instituição que idealizava.

A Universidade carrega consigo uma posição de destaque entre as melhores universidades do Brasil, além do que é patrimônio histórico de Itajubá.

O dia do eletricista, profissional de nível técnico, por sua vez, é comemorado em 17 de outubro.

About The Author

Related Posts