Solidanense é o vencedor do 4º concurso de desenhos da SNCT

Estudante de 17 anos, foi o vencedor dentre mais de 400 concorrentes. O concurso foi promovido faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Solidanense é o vencedor do 4º concurso de desenhos da SNCT
Rafael Galdino de 17 anos, venceu mais de 400 desenhos concorrentes – Foto: Divulgação

O estudante de 17 anos, do município de Solidão, Sertão de Pernambuco, do 3º ano na Escola de Referência em Ensino Médio Professora Carlota Breckenfeld – Tabira – PE, Rafael Galdino Marques venceu mais de 400 desenhos concorrentes de estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

O 4º concurso de desenhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com o Museu Itinerante Ponto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o concurso teve como tema “Inteligência Artificial, a nova fronteira da ciência brasileira”. Os 10 primeiros colocados receberão um certificado de participação e o desenho campeão servirá de base para a criação da Identidade Visual da SNCT 2020.

Marques conta que a paixão pelo desenho vem desde a infância, apesar de nunca ter feito um curso específico. Na escola prefere as matérias de exatas com destaque para matemática. Talvez daí venha a intenção de cursar Engenharia Civil na Escola de Sargentos das Armas (ESA) na cidade de Três Corações (MG).

A competição contou com duas fases. Na primeira, os desenhos inscritos foram avaliados e 10 foram classificados para votação popular. Na segunda etapa as pessoas puderam escolher qual o desenho mais gostaram no site do Museu Itinerante Ponto UFMG.

Após ter seu desenho selecionado entre os 10 melhores o aluno vencedor explica que traçou um plano com funcionários da escola para a divulgação de um vídeo no qual ele se apresentava, mostrava seu trabalho e pedia a ajuda para que as pessoas votassem no trabalho dele. E a divulgação surtiu efeito. Do total de 7807 votos pouco menos da metade, 3150 votos partiram apenas de seu estado, Pernambuco.