A onda de calor que está elevando as temperaturas principalmente no Sul do país vai se prolongar por mais alguns dias. Segundo a Climatempo, o calor extremo seguirá até a próxima sexta-feira (21/2) e temperaturas elevadas devem ser registradas no Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e em parte do Sul. A elevada sensação térmica também será um problema.
A onda de calor está prevista para o período de 12 a 21 de fevereiro no Sudeste e no Nordeste, podendo causar temperaturas em torno de 40%u202F°C em áreas do estado do Rio de Janeiro, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco (BA) e na região do sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí.
Sensação térmica recorde
Com as elevadas temperaturas, a sensação térmica também bate números recordes. O grupo Climatologia Aplicada, vinculada a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), destaca que, quanto maior a umidade e a temperatura do ar, maior a sensação térmica, “pois com o ar saturado de água é mais difícil acontecer a sudação, responsável por ‘esfriar’ o nosso corpo”.
Confira a matéria completa no Metrópoles.