Com baixo estoque, Hemope convoca população a doar sangue

Com baixo estoque, Hemope convoca população a doar sangue

As ocorrências provocadas pelas fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife (RMR), desde a última semana, têm afetado também os estoques de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), interferindo na captação de doadores. A situação está crítica para diversos tipos sanguíneos e podem afetar a realização de cirurgias e outros procedimentos na rede hospitalar.

Diante do atual cenário, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) – por meio da Fundação Hemope – faz um alerta e um pedido à população pernambucana para que façam doações de sangue com o objetivo de repor os estoques do hemocentro Recife, responsável por suprir as necessidades de toda a rede de saúde da RMR. Atualmente, a situação está crítica para os tipos sanguíneos A+, B , B-, O , O- e AB . 

De acordo com a presidente da Fundação Hemope, Gessyanne Vale Paulino, a redução no número de doações chega a 50%. “Para se ter ideia, esperamos por dia, no Hemocentro Recife, uma média mínima de 250 doadores de sangue. Nos últimos dias, recebemos entre 10 a 80 pessoas diariamente, o que está muito abaixo do esperado e das necessidades que temos. Nossa preocupação é que não há condições de atender, suficientemente, a demanda de todos os hospitais, públicos, filantrópicos e privados da Região Metropolitana”, explica.

Como doar?

Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Para aqueles com 69 ou mais, é necessário que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Já menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável legal. O pré-doador também deve pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação.

É necessário levar um documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). O Hemope Recife está localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171 – no bairro das Graças, área central do Recife. Funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, de 7h15 às 18h30.