Morre Maria Magdalena Arraes, ex-primeira-dama de Pernambuco, aos 95 anos

Morre Maria Magdalena Arraes, ex-primeira-dama de Pernambuco, aos 95 anos

Morreu nesta quinta-feira (11/7) a ex-primeira-dama de Pernambuco, Maria Magdalena Fiúza Arraes de Alencar, viúva do ex-governador Miguel Arraes, aos 95 anos, por causas naturais. A família confirmou a informação.

Maria Magdalena conheceu Miguel Arraes no início dos anos 1960, quando ele já era viúvo e pai de oito filhos da primeira esposa, Célia Arraes. Ao se casarem, ela se tornou uma segunda mãe para os filhos de Miguel, nunca sendo considerada madrasta.

Do relacionamento com Miguel, Maria Magdalena teve mais dois filhos: Mariana e Pedro. Ela era avó das deputadas Marília Arraes e Ana Arraes, além de bisavó do prefeito do Recife, João Campos, e do deputado Pedro Campos.

Durante os três mandatos de Arraes como governador, Maria Magdalena presidiu a extinta Cruzada de Ação Social, destacando-se em projetos voltados para a população mais carente.

Em nota, a família lamentou a morte de Maria Magdalena: “Sua partida deixa uma saudade imensa em todos que tiveram a honra de conhecê-la e conviver com ela. A família agradece as mensagens de apoio e carinho neste momento de dor e saudade”.

O velório será realizado nesta sexta-feira (12), às 8h, na capela do cemitério de Santo Amaro, em Recife.

“Hoje é um daqueles dias difíceis. Me despedir da minha bisavó Magdalena aperta o peito e nos faz lembrar de tanta coisa, de tanto exemplo, do tanto que nos ensinou. Ela sempre foi um pilar de força em nossa família, uma mulher altiva, sensível e firme, sobretudo nos momentos mais difíceis. Liderou processos e inspirou transformações que até hoje nos influenciam. Neste momento de luto, nos unimos em lembrança e gratidão por tudo que ela representou e nos ensinou. Que Deus possa realizar o seu reencontro com o meu bisavô Miguel Arraes no céu”, disse o bisneto e prefeito do Recife, João Campos.

“Agradeço a Deus pelos caminhos dela e de meu avô terem se cruzado e, com isso, meu pai e tios tiveram uma família unida e forte, em meio a tantas adversidades que atravessaram, com golpe militar, prisão, tantos anos de exílio, volta ao Brasil, vitórias e derrotas, altos e baixos”, escreveu a bisneta Marília Arraes.

“Com coração apertado de saudade, hoje nos despedimos da minha bisavó Mada, mulher forte e que tanto nos ensinou com seu exemplo de coragem e sabedoria. De suas mãos também brotaram forças para várias transformações sociais que nosso estado vivenciou. Seguimos aqui, para honrar sua trajetória e o seu legado”, escreveu o Deputado Federal Pedro Campos.