Pernambuco monta FORÇA-TAREFA para evitar que CANDIDA AURIS se espalhe nos hospitais

Pernambuco monta FORÇA-TAREFA para evitar que CANDIDA AURIS se espalhe nos hospitais

Para reforçar a investigação, as ações de prevenção e controle da disseminação do superfungo Candida auris, Pernambuco cria, nesta quinta-feira (25), uma força-tarefa de enfrentamento ao surto. 

O comitê técnico conta com a participação de gestores da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), além de representantes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e da Sociedade Pernambucana de Infectologia.

O objetivo é acompanhar o cenário e agir de forma integrada contra o superfungo, que é motivo de alerta em todo o mundo e já foi identificado este ano em três pacientes em Pernambuco: dois em hospitais da rede pública e um internado em serviço particular.

SUPERFUNGO EM PERNAMBUCO: VEJA PERFIL DOS PACIENTES COLONIZADOS POR CANDIDA AURIS

Os três pacientes (todos são do sexo masculino), segundo a SES, estão com quadro de saúde estável. Entenda os perfis, de acordo com informações da pasta: 

  1. Paciente de 48 anos está internado no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife. A unidade é da rede pública de Pernambuco. Ele teve a confirmação de Candida auris no dia 11 de maio.
  2. Paciente de 77 anos está no Hospital do Tricentenário, localizado em Olinda, no Grande Recife. A unidade é da rede pública de Pernambuco. A confirmação do superfundo Candida auris foi dada no dia 14 de maio.
  3. Paciente de 66 anos e está internado no Real Hospital Português (RHP), da rede particular do Recife. Ele recebe assistência para tratamento de doença renal crônica e deve receber alta em breve para retornar às sessões de hemodiálise em outra unidade de saúde, com isolamento. A reportagem do JC entrou em contato com a assessoria de comunicação do RHP, que informou que não irá se pronunciar sobre o caso e que toda a divulgação continuará sendo feita pela SES. 

Os integrantes do comitê discutirão estratégias para identificar e prevenir as infecções por Candida auris em serviços de saúde de Pernambuco.

A secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, assegura que a SES-PE tem atuado preventivamente, monitorando todas as suspeitas do superfungo.

“Decidimos criar um comitê com várias entidades científicas para acompanhar cada caso de perto, com todas as particularidades. A secretaria está empenhada em garantir que a população esteja segura e se mantém vigilante para evitar novos casos.”

Este é o segundo surto de Candida auris em Pernambuco. O primeiro ocorreu entre dezembro de 2021 e setembro de 2022. Nesse período, segundo a SES-PE, o Estado registrou, no Hospital da Restauração, no Derby (área central do Recife), 47 casos: 46 colonizados e 1 infectado pelo fungo.

Os pacientes com Candida auris podem não apresentar sinais relacionados à infecção pelo superfungo, mas ter quadro sugestivo de colonização. A diferença entre ambas as condições é que a colonização indica que o paciente está com o fungo, mas não apresenta infecção – e esta ocorre quando há presença de Candida auris na corrente sanguínea.

“Os três casos de Candida auris detectados este ano são de colonização: eles não têm sinais de doença infecciosa, e sim sintomas das doenças ou condições que levaram ao internamento, como uma quadro de doença renal crônica ou sequelas neurológicas por AVC (acidente vascular cerebral)”, esclarece a sanitarista Karla Baêta, diretora-geral da Apevisa. 

“Há nove meses que monitoramos o Hospital da Restauração, onde houve casos no ano passado, e não há confirmação de pacientes colonizados ou infectados por Candida auris atualmente nessa unidade de saúde”, garante Karla.