Pernambuco prorroga campanha de vacinação contra a influenza

Pernambuco prorroga campanha de vacinação contra a influenza

Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (31), a prorrogação até 30 de junho da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A manutenção da campanha se dá devido a baixa cobertura vacinal e a presença de doses do imunobiológico nos estoques municipais. Até a manhã desta quarta (31), cerca de 1.973.602 doses foram aplicadas desde o início da campanha de vacinação, representando uma cobertura vacinal de 55,94%. A Campanha Nacional começou em 10 de abril, apenas para grupos prioritários, e no último dia 12 de maio, o Ministério da Saúde (MS) orientou a ampliação das ações para população a partir dos seis meses de idade. 

Com a atual cobertura vacinal, Pernambuco está em quarto lugar no ranking nacional de imunização, ficando atrás do Amapá (90,71%), Paraíba (71,20%) e Amazonas (57,57%), segundo dados do sistema de informação do órgão federal. Em relação aos estados do Nordeste, Pernambuco fica com a 2ª posição, atrás somente da Paraíba.  

Até o momento, 14 municípios atingiram a meta de 90% de cobertura, com destaque para as cidades localizadas no Sertão.  “Diante do cenário de baixa cobertura, os municípios estão realizando estratégias diferentes de intensificação, como busca ativa vacinal (casa a casa), ações em escolas, indústrias, feiras livres, horário ampliado de Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pontos de vacinação“, ressaltou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Magda Costa. 

De acordo com a SES-PE, o Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) já recebeu e encaminhou para as gestões municipais mais de 2,9 milhões de doses do imunizante. 

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destaca a importância da população comparecer aos postos de vacinação, devido à baixa adesão e o período de sazonalidade para adoecimento relacionados aos vírus respiratórios, principalmente em populações de maior risco. “A vacina é muito importante. A gente que cuida de quem gostamos, precisamos nos vacinar. A campanha de vacinação foi prorrogada, mas a gente precisa lembrar que a vacina é sempre. Quando a gente ama, a gente cuida. E quem cuida, se vacina”, destaca Zilda. 

O objetivo da campanha é proporcionar a redução de novos adoecimentos, internações em serviços de saúde e mortalidade provocadas pelo vírus da influenza. A meta, definida pelo Ministério da Saúde, é atingir a cobertura vacinal de 90% da população-alvo. Diferente do que aconteceu em campanhas anteriores, nesta todos os grupos elegíveis podem se vacinar de maneira simultânea, não havendo mais a realização da vacinação por etapas.

A influenza é uma infecção viral e que possui uma transmissibilidade acentuada podendo se apresentar de forma mais leve ou com sinais graves, podendo inclusive levar ao óbito. A vacina contra o vírus é considerada um imunizante trivalente, pois protege contra as cepas A H1N1, A H3N2 e o tipo B.