Preso no DF homem que divulgou fotos do corpo de Marília Mendonça

Preso no DF homem que divulgou fotos do corpo de Marília Mendonça

Um homem de 22 anos foi preso, na tarde desta segunda-feira (17/4), pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por compartilhar fotos nas redes sociais dos corpos dos cantores Gabriel Diniz e Cristiano Araújo, e da cantora Marília Mendonça.

A operação batizada de Fenrir prendeu o homem em Santa Maria. Ele compartilhou fotos e vídeos dos corpos dos três cantores pelo Twitter. De acordo com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), as imagens foram obtidas de forma ilegal e distribuídas de forma indiscriminada na internet.

No Brasil, a legislação prevê que a pena de quem comete esse tipo de crime de vilipêndio de cadáver pode ser de 1 a 3 anos, além de pagamento de multa.

Investigação

Enquanto a PCDF cumpre mandado de prisão contra quem compartilhou as imagens nas redes sociais, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) afirmou, no sábado (15/4), que os responsáveis pelos vazamentos das fotos da autópsia da cantora Marília Mendonça podem ser demitidos.

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil instaurou um procedimento e um inquérito policial para apurar quem são os responsáveis pelo vazamento. Leia a nota na íntegra:

“A Polícia Civil reforça seu compromisso com o resguardo dos dados sensíveis que envolvem a investigação criminal em todas suas vertentes, bem como a punição de todos os servidores que eventualmente derem causa ao vazamento de dados, informações ou documentos de natureza sensível ou sigilosa. Foi instaurado procedimento pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil e inquérito policial para apurar o vazamento, autoria e, consequentemente, responsabilização dos culpados. A PCMG não compactua com eventuais desvios de conduta de seus servidores, os quais são apurados com rigor e celeridade. As medidas administrativas após apuração e direito à defesa podem ir desde o afastamento do servidor à demissão do cargo público. A Polícia Civil reforça seu compromisso com o resguardo dos dados sensíveis que envolvem a investigação criminal em todas suas vertentes, bem como a punição de todos os servidores que eventualmente derem causa ao vazamento de dados, informações ou documentos de natureza sensível ou sigilosa”.

Na quinta-feira (13/4), a corporação abriu “procedimento administrativo” para investigar o vazamento de documentos da morte da artista em Caratinga, Região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Vale ressaltar ainda que, além dos responsáveis por vazar as imagens, quem compartilha no WhatsApp ou em outras redes sociais pode responder por crime de Vilipêndio de Cadáver.