Evento valorizou a literatura regional, homenageou educadoras solidanenses e premiou alunos da rede municipal e estadual nas categorias conto, poema e redação.
A culminância do III Circuito Literário Nevinha Pires: Escritora do Pajeú foi realizada com grande participação da comunidade escolar e autoridades locais. A programação foi aberta com a formação da mesa de honra, composta pelo prefeito Mayco Pablo, vice-prefeito Antônio Marinheiro, Dr. Pedro Pires Ferreira Neto, promotor do evento, professora Norma Ferreira, secretária de Educação, além de vereadores e representantes das escolas e instituições participantes.
O circuito, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com Pedro Pires Ferreira Neto, tem como objetivo incentivar a leitura, a escrita e o pensamento crítico entre os estudantes. O tema desta edição foi “Relações étnico-raciais: respeito às diferenças”, valorizando a diversidade cultural e o diálogo por meio da literatura.
Durante o evento, foram homenageadas as professoras Lúcia de Fátima e Abigay Nunes, reconhecidas por suas contribuições à educação solidanense. As homenagens emocionaram o público e contaram com a participação de familiares e ex-alunos, reforçando o legado deixado por ambas.
As atividades do circuito envolveram estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, com produção textual nos gêneros conto, poema e redação dissertativo-argumentativa. Os textos foram avaliados por uma comissão composta por poetas do Sertão do Pajeú e pela Equipe Técnica da GRE Sertão do Pajeú.
Entre os destaques das premiações, na categoria Conto (6º, 7º ano e EJA), o primeiro lugar foi para Nicoly Ketlin Simões da Silva, da Escola José Alves Irmão. Na categoria Poema (8º, 9º ano e EJA), a vencedora foi Bruna Xavier da Rocha, também da Escola José Alves Irmão. Já na categoria Redação (Ensino Médio), o primeiro lugar ficou com Maria Emilly Daniela Oliveira Morais, da EREM Nossa Senhora de Lourdes.
Além das premiações, o evento contou com apresentações culturais, como a do violinista Rubem Pereira, e a participação de poetas da Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA), Dedé Monteiro, Tetê Pessoa e Adeval Soares, que abrilhantaram o momento com declamações e reflexões sobre o poder da poesia e da escrita no Sertão.
O III Circuito Literário Nevinha Pires reafirma o compromisso de Solidão com a valorização da cultura, da educação e da memória literária sertaneja, promovendo uma formação cidadã e crítica através da leitura e da escrita.
Confira todas as fotos na página do facebook > clique aqui <