Barragem do Manoel Moço, reservatório de Solidão – Foto João Santos/S1 Notícias
Barragem do Manoel Moço, reservatório de Solidão – Foto João Santos/S1 Notícias

Solidão está em situação de emergência e reservatório durará só até dezembro

O reservatório de água, (Manoel Moço) do município de Solidão, Sertão de Pernambuco, está com cerca de 10% de sua capacidade. Em conversa com um funcionário da Compesa nesta quinta-feira (26 de outubro de 2017), o mesmo confirmou ao site S1 Notícias que provavelmente o abastecimento só durará até dezembro.

No dia 16 de outubro de 2017, uma notícia foi publicada do Diário Oficial da União, com uma lista de reconhecimentos federais no estado chega a 127 cidades, assim medidas de ações e estados municipais, vai permitir que as prefeituras possam ter acesso à apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.

Isso deu-se ao extenso período de estiagem, entre as cidades que estão em estado de emergência esta Solidão Pernambuco, Sertão de Pajeú. O reconhecimento federal vai viabilizar o acesso aos programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal, além de permitir que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

Municípios em Situação de Emergência

Os municípios que passam a integrar a lista são: Afogados da Ingazeira, Afrânio, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Lagoa Grande, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Quixaba, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama e Verdejante.

Barragem do Manoel Moço, reservatório de Solidão – Foto João Santos/S1 Notícias
Barragem do Manoel Moço, reservatório de Solidão – Foto: João Santos/S1 Notícias

Investimentos federais

Além das ações que foram citadas acimas como a Operação carro-Pipa Fedral, outras ações do Governo Federal têm sido realizadas para auxiliar o estado de Pernambuco no enfrentamento ao longo período de seca e estiagem. As iniciativas contemplam, além de apoio emergencial para abastecimento de água, obras estruturantes, especialmente o Projeto de Integração do Rio São Francisco, que beneficia o estados com seus eixos Norte e Leste, e a Adutora do Agreste.

Em dezembro de 2016, o Ministério da Integração Nacional ampliou em 139,1% os repasses de recursos federais para Adutora do Agreste, que também vai receber e distribuir as águas do Rio São Francisco. A obra está em execução sob responsabilidade do governo estadual.  O investimento federal na Adutora do Agreste será de R$ 1,2 bilhão. Quando concluída, esta fase inicial fornecerá água a mais de 1,3 milhão pessoas em 23 municípios pernambucanos.

A Operação Carro-Pipa Federal, uma das principais ações emergenciais, investiu, nos três primeiros meses do ano, mais de R$ 57 milhões para beneficiar cerca de 630 mil pernambucanos. Além disso, o Ministério repassou recursos para perfuração de poços, sistemas de esgotamento sanitário, implementação de cisternas, sistemas simplificados de abastecimento, barreiros, kits de irrigação e pequenas barragens.