Você sabia? Conheça 10 curiosidades sobre o Carnaval Mas além de participar de toda essa festa, que tal conhecer mais sobre ela?

Todos os anos, o carnaval do Brasil chama a atenção do país e claro, do mundo todo. Com as cores, alegria, fantasias e diversão, não seria diferente. Mas além de participar de toda essa festa, que tal conhecer mais sobre ela?

GREGOS

Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

RECIFE

Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

SIGNIFICADO

A palavra “carnaval” está relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão “carnis valles”, que, acabou por formar a palavra “carnaval”, sendo que “carnis” em latim significa carne e “valles” significa prazeres.

LIVRO DOS RECORDES

O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo.

MÚSICA

Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, “Ô Abre Alas!”. A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro que desfilava pelas ruas do Rio de Janeirodurante o carnaval.

IGREJA CATÓLICA

A Igreja Católica se opunha a estes festejos pagãos, mas, em 590 d.C, decidiu reconhecê-los. Exigiu, porém, que o dia seguinte (Quarta-Feira de Cinzas) fosse dedicado à expiação dos pecados e ao arrependimento.

CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO

Muita gente acha que o Rio de Janeirosempre viveu do Carnaval, mas foi somente em 1963, quando a agremiação do Salgueirodesfilou o enredo sobre Chica da Silva, é que os quatro dias da folia entraram definitivamente no calendário turístico da cidade maravilhosa.

DESFILE DE RUA

Em 1855 houve aquele que foi considerado o primeiro desfile de Carnaval. Uma comissão de intelectuais formou um bloco chamado “Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Os participantes foram até o palácio de São Cristóvão pedir para que a família real assistisse ao desfile. Dom Pedro II aceitou o convite. A polícia do Rio de Janeiro autorizou o desfile de blocos pelas ruas em 1889.

DATA

O carnaval sempre acontece durante quatro dias (que precedem a quarta-feira de cinzas).

DESFILES

O desfile das escolas de samba de São Paulo adquiriu relevância ao passar a ser transmitido pela Rede Globo para todo o país, exceto no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Carnaval 2019

Terça-feira de carnaval será no dia 5 de março. Confira os dias da festa e programe-se.

  • 1/3 – Sexta-feira
  • 2/3 – Sábado
  • 3/3 – Domingo
  • 4/3 – Segunda-feira
  • 5/3 – Terça-feira de carnaval
  • 6/3 – Quarta-feira de Cinzas