O Dia do Médico é celebrado anualmente em 18 de outubro. Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Por este motivo, esta data é destinada a homenagear o trabalho destes profissionais.

Os médicos podem ser generalistas, que atuam em Clínica Geral e Saúde da Família, ou especialistas, quando são peritos em alguma área. São exemplos de médicos especialistas: endocrinologista, cardiologista, otorrinolaringologista, ginecologista, obstetra, pediatra e etc.

Origem do Dia do Médico

O Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro em homenagem a São Lucas, o padroeiro dos médicos.

Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa deste santo.

18 de outubro - Dia do Médico

Dia do médico em outros países

Embora no Brasil o dia do médico seja comemorado no dia 18 de outubro e o seu significado esteja ligado à crença cristã, em outros países o dia do médico é comemorado em datas distintas.

Nos Estados Unidos o dia do médico é comemorado em 30 de março, pois nesta data em 1942 foi aplicada a primeira anestesia em um paciente.

Em outros países, o dia dos médicos é comemorado em datas que lembram importantes profissionais, como 1º de julho na Índia, em memória do médico Bidhan Chandra Roy, e 1º de maio no Canadá, em homenagem a Emily Stowe, primeira médica do país.

About The Author

Related Posts