O Dia do Tintureiro é celebrado em 3 de agosto. Tintureiro é o profissional que trabalha tingindo tecidos, ou seja, dando cor e vida a estes materiais. Antigamente, no entanto, era comum que o tintureiro também cuidasse das roupas de forma geral, passando e engomando os trajes de seus clientes.

A prática de tingir tecidos é bastante antiga. No Antigo Egito, por exemplo, há 7 mil anos antes de Cristo, os egípcios já tingiam suas vestimentas como um sinal de nobreza.

Durante muito tempo, a cor vermelha significou realeza e era utilizada pelos soberanos e dignatários da Igreja. Uma das formas de encontrar esta tonalidade era através da árvore pau-brasil.

3 de agosto - Dia do Tintureiro

Para atuar como tintureiro é necessário dominar as técnicas de tingimento específicas para cada tipo de tecido (lã, algodão, seda, etc). Além disso, também é importante que o profissional tenha o conhecimento sobre as tonalidades certas a serem aplicadas.

Esta data foi escolhida para homenagear os tintureiros por ser Dia de Santa Lídia, a padroeira desses profissionais. Santa Lídia é considerada uma das primeiras cristãs da Europa.

Originalmente pagã e depois, judia, a comerciante de púrpura teria sido convertida ao cristianismo pelas mãos de São Paulo e São Lucas. Sua vida aparece narrada nos Atos dos Apóstolos.

About The Author

Related Posts