Na última semana, o furacão Irma o maior já registrado no Atlântico atingiu a escala 5 e provocou uma evacuação em massa nos Estados Unidos. A mesma sorte não tiveram milhões de habitantes de ilhas do Caribe, que sofreram primeiro o impacto do fenômeno, que deixou um rastro de destruição e mortes.

Moradores do estado da Flórida foram orientados a largar suas casas e procurar um refúgio mais seguro. Quem resolveu ficar, precisou se preparar para os dias subsequentes à passagem do furacão, que devem ter escassez de alimentos nas lojas, inundações e falta de energia elétrica.

Se você em algum momento se vir diante de um cenário parecido, precisa aprender o que não pode faltar na sua despensa para enfrentar os dias que estarão chegando. Por isso, anote 9 alimentos que não podem faltar em um cenário hipotético desses aqui no Brasil:

9 alimentos para estocar no caso de uma catástrofe iminente

1. Água

O item fundamental de qualquer estoque é a água, afinal, o abastecimento pode ser cortado a qualquer momento e pode demorar a voltar. Calcule pelo menos de 3 a 4 litros por pessoa por dia, já incluindo a água para beber e para preparar refeições.

2. Atum

Invista em alimentos enlatados que não necessitam de nenhum preparo e nem sequer de refrigeração. O atum é uma ótima pedida!

3. Manteiga de amendoim

Bastante popular nos Estados Unidos, a manteiga de amendoim dura bastante e é uma ótima fonte de proteínas, podendo incrementar o sabor de bolachas e snacks.

4. Maçã

Uma das frutas mais duráveis que existe, a maçã é uma ótima pedida para quem vai ficar um tempo enfurnado e sem acesso ao mundo.

5. Vegetais enlatados

Para evitar que estraguem, o ideal é comprar vegetais enlatados. Procure versões que sejam fáceis de abrir e se certifique de ter um abridor em casa, do contrário, coloque um em sua lista.

6. Café solúvel

Solução prática para quem não necessita de abastecimento de gás em sua residência, afinal, ele pode ser cortado. Também é uma dica para quem tem outras formas de aquecer a água e preparar a bebida.

7. Nozes

Resista à tentação de se encher de salgadinhos industrializados. Caso seja inevitável, procure opções mais saudáveis como pacotes de nozes ou castanhas, que duram bastante e são muito nutritivas.

8. Cereal

Outro item fácil de estocar são os cereais matinais. Combine com leites longa vida e você terá um café da manhã bacana por pelo menos alguns dias. E o melhor é que você pode variar bastante, já que existem inúmeras opções no mercado.

9. Leite de soja ou amêndoas

O ideal é comprar leites que duram mais na ausência da uma refrigeração, como os feitos de soja ou de amêndoas. Você pode tanto preparar os cereais do item acima ou tomar junto com café enquanto espera o pior passar.

Lembramos que o ideal é sempre obedecer às ordens dos serviços públicos caso uma evacuação seja solicitada. Bens materiais a gente reconquista, mas a vida não tem preço!

About The Author

Aldenice Santos

Related Posts