
Tendo em vista o novo modelo de financiamento da Atenção Primária em Saúde e o novo Programa Previne Brasil, a Prefeitura Municipal de Solidão através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta última quarta-feira (04 de março de 2020), treinamento com todos os profissionais envolvidos na Atenção Básica municipal.
Para abertura o Prefeito Djalma Alves e a secretária de saúde Damiana Alves, em sua fala ressaltaram sobre a importância desse tipo de capacitação profissional na melhoria dos indicadores e metas do município, evitando assim prejuízo nos repasses financeiros transferidos pelo Ministério da Saúde.
O treinamento contou com os técnicos da empresa Marques Consult e foi realizado nos períodos da manhã (08:00h as 13:00h) e tarde (14:00h as 18:00h) na Câmara Municipal de Vereadores.
Envolvendo um total de 50 profissionais, dentre eles Agentes Comunitários de Saúde, Recepcionistas e Digitadores com treinamento voltado para a melhoria de informação na Coleta de Dados Simplificada-CDS da estratégia e-SUS APS.
Já os profissionais de nível técnico e superior tiveram seu treinamento com foco na implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC que também faz parte da estratégia de informatização de todas as Equipes de Saúde da Família do município, requisito essencial na estratégia e-SUS APS.
O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia do Departamento de Saúde da Família para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS APS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.
Uma gestão que se preocupa com as informações bem como na qualidade e assistência prestada aos munícipes.
Gestão juntos somos fortes! Saúde no caminho certo.