“Foi a partir do feriado que as pessoas começaram a despertar interesse

Feriado da ‘gata maga’ viraliza nas redes sociais e vira meme

Um novo meme está circulando na internet. Um áudio com a voz de uma senhora avisando do “feriado da Gata Maga” nesta sexta-feira (6) viralizou no WhatsApp e está fazendo sucesso nas redes sociais. Com chuvas de comentários e “montagens”, as pessoas estão se divertindo com a fala da mulher que afirma que o feriado que se refere, na verdade, com o da Data Magna, está próximo.

“Diga a ela que sexta-feira é feriado da gata maga, não tá no cromo ainda não, mas todo ano tem esse feriado da gata maga. Cai na sexta-feira viu sua Daiana”, explica a mulher no viral.

No twitter, rede social que os memes são mais famosos, o áudio virou piada. “Rindo igual uma condenada de um áudio no WhatsApp dizendo que sexta-feira é feriado da gata magna”, escreveu uma internauta. “E então amigas pernambucanas, o que vocês vão fazer amanhã no feriado da gata magna?”, questionou outro.

Outra integrante da rede saudou Pernambuco e declarou encanto pelo áudio. “Encantada com todos os nomes que estão chamando o feriado da Data Magna, mas o áudio da senhorinha falando que é o “feriado da Gata Maga” ganhou o meu coração. Viva Pernambuco!”, escreveu. 

A autora do projeto junto com o deputado Isaltino Nascimento, que escolheu a revolução de 1817 como Data Magna e que conseguiu tornar o dia em um feriado, a ex-deputada estadual Terezinha Nunes vê o alcance como positivo. “Eu acho que essa viralização é uma demonstração de que o povo finalmente despertou para a existência da Data Magna”, contou.

“Foi a partir do feriado que as pessoas começaram a despertar interesse. Recebi texto de pessoas que pessoas escreveram a revolução em “pernambuquês”. Achei fantástico. Eu me sinto muito feliz porque fiçava angustiava que o povo não tinha interesse, era uma coisa muito política e não chegava no povo, mas agora chegou”, finalizou. 

O verdadeiro feriado

Instituído em 2017 pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o feriado estadual da Data Magna, celebrado em 6 de março, relembra o estopim da Revolução Pernambucana de 1817, movimento que tornou o Estado uma nação independente durante 75 dias. A República, apesar de breve, deixou um legado inestimável e inspira o povo até os dias atuais. Este ano, pela terceira vez, a data será feriado.

De acordo com a Alepe, a Lei nº 16.059, de 8 de junho de 2017 estabelece que o Poder Público realize, em todo dia 6 de março, hasteamento solene da bandeira de Pernambuco no Palácio do Governo e colocação de flores no Monumento aos Revolucionários, que fica na praça da República, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife. A data ainda prevê a realização anual de Reunião Solene na Assembleia para entrega da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca.