Saber regular o nosso humor é uma vantagem – Foto: Reprodução
Saber regular o nosso humor é uma vantagem – Foto: Reprodução

9 formas psicologicamente comprovadas de melhorar seu humor Os estados de humor influenciam a forma como pensamos, sentimos e agimos no mundo, aprenda a regular o seu humor com essas 9 dicas.

Saber regular o nosso humor é uma vantagem – Foto: Reprodução
Saber regular o nosso humor é uma vantagem – Foto: Reprodução

É sempre bom lembrar que não se pode controlar tudo, nem esperar que tudo dê certo sempre, e por isso é importante saber lidar com todas as situações que a vida oferece de forma madura e assertiva.

Os estados de humor têm uma forte influência na nossa vida. Os estados de humor influenciam a forma como pensamos, sentimos e agimos no mundo. Saber regular o nosso humor é uma vantagem para sermos assertivos e tomarmos decisões acertadas de acordo com os nossos objetivos de vida. Veja a seguir.

1 – Escrever três coisas pelas quais você é grato

Selecione as três coisas que você mais ama em sua vida e as coloque na ponta do lápis – é comprovado: esse exercício simples faz com que não apenas seu humor melhore, mas que essa sensação de bem-estar dure por mais tempo. E convenhamos: não custa nada tentar.

2 – Beber uma xícara de café

O segredo em relação a essa bebida é a quantidade: não exagerando na dose, a cafeína é um ótimo estimulante e, além de nos deixar em alerta, consegue dar aquela levantada no humor. Há estudos que relacionam o consumo de café com a diminuição da depressão e do risco de suicídio.

3 – Meditar

O segredo aqui é focar no momento presente por determinados períodos ao longo do dia. Isso ajuda a diminuir os sintomas da depressão e da ansiedade. Só para você ter ideia: monges budistas, que costumam meditar frequentemente, têm mais controle emocional e níveis aumentados de consciência.

4 – Ler

De preferência, escolha histórias de aventura, que são inspiradoras e conseguem aumentar nossa sensação de satisfação, além de diminuir sintomas de estresse só para citar algumas vantagens da leitura, que fique claro.

5 – Não ficar em ambientes fechados

Já é comprovado que ficar em ambientes abertos diminui os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse. Se estiver soltando fogo pelas ventas, experimente dar uma volta e tomar um pouco de ar livre.

6 – Participar de atividades culturais

Dê uma chance àquela exposição do museu da sua cidade, vá ao show daquela cantora que você tanto gosta, experimente fazer uma aula de culinária vegana. Esse tipo de atividade diminui a ansiedade e os sinais de depressão e, de quebra, aumenta a sensação de satisfação em relação à vida.

7 – Fazer trabalho voluntário

Além de ajudar quem precisa, o voluntariado é uma forma incrível de melhorar o seu humor. Ser voluntário reduz os sintomas de depressão e aumenta a sensação de bem-estar com relação à vida de uma maneira geral. E tem mais: fazer o bem sem pedir nada em troca é uma maneira de reduzir suas chances de morrer em decorrência de doenças mentais, sabia?

8 – Sujar as mãos

Uma pesquisa recente revelou que uma bactéria produzida na terra tem efeitos semelhantes aos de alguns remédios antidepressivos. Para juntar uma coisa boa à outra melhor ainda, que tal fazer uma horta e cultivar temperos, verduras ou flores? Se você mora em apartamento e não tem quintal, pode recorrer a pequenos vasos. Sua saúde e seu humor agradecem.

9 – Movimentar o corpo

Atividades físicas, sejam elas quais forem, fazem com que as substâncias que nos dão a sensação de bem-estar se multipliquem. Por causa disso, os níveis do hormônio do estresse despencam, o que é ótimo para quem tem depressão ou ansiedade. A notícia boa é que esses benefícios podem ser alcançados com apenas 20 minutos diários de exercícios corporais, sendo que, nesse caso, os efeitos duram até 12 horas.