Alerta Amarelo de Chuvas Intensas na Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um alerta de chuvas intensas para grande parte do Nordeste. O aviso começou às 10:11h da manhã de sábado (02) e tem duração até às 09:40h da manhã desta terça-feira (04).

Riscos potenciais – Alerta Amarelo

Perigo Potencial: “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.” Veja o aviso na íntegra

Entenda a classificação do INMET

  • Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.
  • Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.
  • Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.

Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

  • Evite enfrentar o mau tempo.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.  Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

About The Author

Aldenice Santos

Related Posts