Como surgiu o Dia dos Namorados? Entenda a origem da data

Como surgiu o Dia dos Namorados? Entenda a origem da data

Ao redor do mundo, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, no Dia de São Valentim. No Brasil, entretanto, a data não tem relação com este santo. 

Como surgiu o Dia dos Namorados no Brasil? 

O dia começou a ser celebrado no Brasil a partir de uma campanha feita por João Doria, pai do ex-governador de São Paulo João Doria. Em 1948, ele criou uma campanha para uma loja com a intenção de aumentar as vendas em junho, um período de baixa procura no comércio. 

Após o sucesso da campanha inicial, o 12 de junho foi adotado nacionalmente como uma forma de estimular as vendas de presentes e produtos românticos.

No dia 13 de junho é celebrado o dia de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro” na tradição católica. Muitas pessoas fazem simpatias e orações para Santo Antonio em busca de um bom casamento ou para fortalecer a relação amorosa. Por isso, a escolha de celebrar o Dia dos Namorados na véspera.

Dia dos Namorado é o Dia de São Valentim?

A homenagem a São Valentim vem de um período do Império Romano. De acordo com uma das lendas populares da época, Valentim, um padre, continuou a celebrar casamentos para soldados e suas esposas. 

Ele foi preso e executado em 14 de fevereiro por desobediência, mas, antes da execução, enviou uma carta assinada “do seu Valentim” à filha de seu carcereiro, com quem mantinha uma relação de amizade. 

Enquanto o Dia de São Valentim é celebrado em 14 de fevereiro em muitos países, no Brasil a data de 12 de junho foi escolhida para não coincidir com o carnaval, que às vezes ocorre em fevereiro ou março.