Consumidores do estado devem sentir o reajuste de forma parcial já na próxima fatura. A partir do mês de maio, nova tarifa será aplicada de forma integral.
Os pernambucanos vão precisar preparar os bolsos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (23), um reajuste médio de 5,04% nas tarifas de energia da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). O aumento na conta já começa a valer a partir do dia 29 de abril e os consumidores devem sentir o reajuste de forma parcial na próxima fatura. Apenas a partir do mês de maio, a nova tarifa será aplicada de forma integral.
A Celpe atende 3,7 milhões de unidades consumidoras em Pernambuco. O reajuste médio para os consumidores residenciais e comerciais atendidos em baixa tensão será de 5,56%. Para os consumidores industriais, atendidos em alta tensão, o reajuste médio será de 3,76%.
A quitação antecipada do empréstimo feito em 2014 para ajudar as distribuidoras reduziu o reajuste previsto para a Celpe em 3,03%. Além disso, a bandeira tarifária contribuiu para reduzir em 4,5% o índice final do reajuste da Celpe.