Um novo teste rápido para detectar coronavírus chegou ao Brasil. O metódo permite que a doença seja identificada em apenas oito minutos e foi desenvolvido pela RapiGEN, uma fabricante sul-coreana. De acordo com a empresa, 200.000 testes já chegaram ao país.

O teste rápido já foi aprovado pela INCQS/FIOCRUZ e licenciado pela Anvisa. De acordo Darcy Itiberê, responsável pela operação, o principal objetivo do método é agilizar a retomada da economia e das atividades presenciais com segurança. “A detecção e a triagem rápidas restringem a proliferação do vírus, porque as pessoas identificadas positivamente pelo nosso teste podem ser isoladas e tratadas imediatamente”, afirmou. 

Método

O profissional da saúde deve coletar uma amostra nasofaríngea, que será analisada na placa do teste. “A interpretação do resultado é simples, semelhante aos testes de gravidez. Em poucos minutos, o paciente sabe se está com o vírus”, informou a RapiGEN.

A vantagem do novo teste em relação ao método RT-PCR está na agilidade para se obter o resultado. O RT-CPR precisa de no mínimo 48 horas para o diagnóstico, enquanto o teste da RapiGEN gasta menos de 10 minutos. Além disso, o novo teste é mais barato e não precisa ser enviado a um hospital ou laboratório. A eficácia é similar à do teste de RT-PCR para a detecção da COVID-19.

About The Author

Aldenice Santos

Related Posts

Deixe um comentário