Dicas e curiosidades sobre o São João

Dicas e curiosidades sobre o São João

Aqui no Brasil, as comemorações têm forte influência portuguesa, trazidas ainda na época da colônia.

A celebração das Festas de São João, ou Festas Juninas relativo ao mês de junho, acontece em diferentes países, tendo sua origem no norte da Europa. Confira algumas dicas e curiosidades sobre as festas Juninas e celebre!

As festividades também são bastante associadas aos santos católicos, São João Batista, Santo Antônio e São Pedro, que têm seus dias comemorados entre 13 e 29 de junho, datas das festividades e que coincidem com a época em que, no Norte, os camponeses festejavam a proximidade das colheitas e acendiam fogueiras para afastar pestes e estiagens.

Aqui no Brasil, as comemorações têm forte influência portuguesa, trazidas ainda na época da colônia, como por exemplo os instrumentos cavaquinho, triângulo, sanfona as vestimentas, a decoração e a celebração dos dias dos santos, mas também há mesclagem com tradições sertanejas e culturas africanas e indígenas.

Você sabia que cada santo tem a sua fogueira?

Dicas e curiosidades sobre o São João

A tradição de acender fogueira também tem sua lenda associada aos santos católicos, onde cada um teria um formato diferente para a fogueira. enquanto a de Santo Antônio tem a base quadrada e a de São Pedro uma base triangular, a de São João teria a base mais aredondada, dando às chamas um formato de cone.

Outra lenda envolvendo as fogueiras é que Isabel, irmã de Maria, acendeu uma fogueira para avisar que seu filho João Batista, primo de Jesus, havia nascido. E assim começaram as fogueiras de São João.

A festas de São João mais famosas são a de Campina Grande, considerada a maior do mundo, e a de Caruaru, a capital do forró. Ainda dá tempo de você viajar e aproveitar essa incrível festa!

Qual a origem das quadrilhas juninas?

Dicas e curiosidades sobre o São João

A dança típica “quadrille” tem sua origem nas danças de salão francesas e nos louvores aos santos para pedir e agradecer as boas colheitas. A influência francesa no início do século XIX e o interesse tanto dos portugueses, como dos brasileiros em tudo que fosse moda em Paris, fez com que a dança se tornasse popular do lado de cá do Atlântico, fundindo-se com as danças brasileiras, africanas e indígenas.

E quais as mais famosas Festas Juninas? As nordestinas claro!

A Festa Junina é comemorada em todas as regiões do Brasil, mas é no Nordeste que acontece as maiores celebrações. Comidas típicas, casamento na roça, forró, grupos festeiros e a alegria do nordestino são os destaques que atraem os turistas.

Dicas e curiosidades sobre o São João