Empréstimo auxílio brasil: bancos cobrarão juros mais altos do que em outros consignados

Empréstimo auxílio brasil: bancos cobrarão juros mais altos do que em outros consignados

Os bancos que oferecerão o Empréstimo Auxílio Brasil deverão cobrar juros mais altos do que aqueles praticados em empréstimos consignados convencionais. Segundo o portal IG, a taxa anual poderá ser quase três vezes maior do que os empréstimos comuns.

Empréstimo do Auxílio Brasil já saiu? Veja taxa de juros e quando vai ser liberado 

De acordo com a publicação, ainda que a nova modalidade de crédito não tenha sido liberada pelo Ministério da Cidadania, as instituições financeiras já estariam se movimentando para cobrar juros maiores neste consignado.

A medida estaria sendo tomada devido ao alto risco de endividamento das famílias que recebem o benefício. Esta justificativa já foi motivo de preocupação de entidades financeiras, que chegaram a pedir o adiamento do empréstimo.

Uma previsão do portal diz que os bancos poderão cobrar taxas de juros de até 60% ao ano no Empréstimo do Auxílio Brasil. O valor é quase três vezes maior do que os 26% cobrados para aposentados e pensionistas do INSS em consignados convencionais.

Quando será liberado o Empréstimo do Auxílio Brasil

Apesar do número previsto, ainda não há confirmação de que este será o valor cobrado pelos bancos. No entanto, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, já afirmou que as próprias instituições financeiras poderão estipular a taxa de juros que quiserem aplicar na modalidade.

O Ministro também já revelou que pelo menos 17 bancos estarão aptos a oferecer o empréstimo. Alguns bancos já afirmaram que vão disponibilizar o crédito, como Caixa Econômica Federal, Banco Pan e Banco Safra, mas não foram divulgadas as respectivas taxas de juros oficiais.

O Empréstimo Auxílio Brasil poderá comprometer até 40% do valor do benefício, que até dezembro é de R$ 600.

Ronaldo Bento também afirmou que o empréstimo será liberado ainda em setembro, mas não revelou uma data específica.