Golpe do Pix desvia pagamento de conta de água e luz sem deixar rastros

Golpe do Pix desvia pagamento de conta de água e luz sem deixar rastros

Criminosos têm desviado o Pix usado para pagar contas de luz, água, telefone e outros serviços. A fraude altera o documento anexo do email sem deixar pistas para o usuário. Para isso, golpistas usam a nova versão da ferramenta Reboleto, originalmente feita para revalidar boletos vencidos, que agora permite alterar o código QR disponível na cobrança. Quem paga a conta fraudada tem um prejuízo dobrado: perde o dinheiro e continua com a dívida.

Os estelionatários se aproveitam da tendência das empresas incentivarem a adesão ao envio de contas digitais. Há concessionárias de energia, água ou telecomunicações que oferecem descontos, em função da economia com papel e transporte. Existe incentivo também para o pagamento via Pix, que não envolve as taxas do sistema bancário tradicional.

Para não deixar rastros, os criminosos usam um método de acesso ao email chamado de imap, que permite acessar e editar textos e documentos contidos em mensagens sem mostrar que as mensagens foram abertas ou adulteradas.

Com esse sistema, os golpistas acessam documentos em diversas contas de email comprometidas ao mesmo tempo. As mensagens que envolvem pagamentos são encontradas a partir de palavras-chave como “segue anexo o boleto”, “chave Pix” e “QR code Pix”.

O acesso ao email da vítima ainda depende de senha. Cibercriminosos conseguem comprar bancos de dados com informação de acesso a contas na internet ou roubá-la a partir de anúncios fraudulentos ou de um vírus espião, o stealer.