Incêndio em abrigo para crianças no Ipsep deixa 4 mortos

Incêndio em abrigo para crianças no Ipsep deixa 4 mortos

Um incêndio de grandes proporções, deixou quatro pessoas mortas e quinze feridas em abrigo para crianças e adolescentes que vivem em risco social, por volta das 4h20 da madrugada de hoje (14), no bairro do Ipsep, Zona Sul da capital pernambucana.

Ao todo, 19 pessoas – sendo 17 crianças e dois adultos – precisaram de atendimento médico e  até o momento, foram confirmadas as mortes de três crianças e um adulto, a cuidadora identificada como Margareth da Silva, de 62 anos. Entre as crianças, duas meninas e um menino.

Conforme o Corpo de Bombeiros, um garoto, que não teve seu nome e idades informados, e a cuidadora, morreram no local devido à gravidade do incêndio. Outras duas crianças vieram a óbito a caminho do hospital por inalação de CO2. Sete vítimas foram socorridas pelas equipes dos bombeiros e oito pelo SAMU.

Em Nota Oficial emitida pela equipe do SAMU, o chamado foi por volta das 4h20 da madrugada e foram enviadas equipes ao local. Chegando no endereço da ocorrência, se depararam com a cena, onde haviam pessoas feridas e constataram o óbito de duas pessoas no local. Ainda de acordo com a Nota, outras quatro crianças foram levadas para a UPA da Imbiribeira. Duas mais graves foram intubadas e duas estavam sendo estabilizadas. Também houve a remoção de urgência de cinco vítimas para o Hospital Geral de Areias, sendo quatro crianças e um adulto. Remoções também foram feitas pelo Corpo de Bombeiros.

Ainda não se sabe o que causou o fogo, se foi acidente ou crime. O incêndio foi controlado por volta das 6h da manhã, segundo o Corpo de Bombeiros. O vizinho do abrigo Wando Pereira, 54 anos, teatrólogo, relatou como pretstaram socorro antes da chega da brigada. “Eram cerca de 3h quando vi o movimento na rua, pensei até que seria vândalos, mas logo em seguida ouvi gritos e decidi levantar e averiguei que do lado da creche havia chamas. Nesse momento percebi o incêndio, fui até o local e já havia populares resgatando as pessoas. Os vizinhos cortaram grades, entramos para fazer os resgates, viemos ajudar em alguma coisa, no momento não havia bombeiros no local”.

O Lar Paulo de Tarso é um oásis de esperança. Foi fundado em 27 de maio de 1991 e fica localizado na Rua Jerônimo Heráclio, 479, IPSEP, Recife-PE.

Como lema, “Adotamos reconstruindo vidas com amor”. Encaminhadas pelos Conselhos Tutelares e o Juizado da Infância e Juventude, todas as crianças e adolescentes recebem uma Educação Integral, que destaca os seguintes pilares estruturantes: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver.

CAMPANHA SOLIDÁRIA

“O Tribunal de Justiça de Pernambuco informa que fará tudo que estiver ao seu alcance para amenizar os sofrimento das vítimas dessa tragédia no Lar Paulo de Tarso.  O TJPE está, neste momento, elaborando campanha para doação de alimentos, remédios,  roupas,  brinquedos e material de construção. Também prestará apoio psicológico às vítimas e ajudará na retirada da segunda via de documentos. O momento é de dor, mas também de ações urgentes e de muita união”.

Fonte: Diário de Pernambuco