Lula formaliza convite para Paulo Câmara assumir Banco do Nordeste

Lula formaliza convite para Paulo Câmara assumir Banco do Nordeste

O presidente Lula formalizou, como esperado, nesta tarde, o convite para que o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assuma o comando do Banco do Nordeste (BNB). Lula abriu uma audiência com o governador nesta tarde, com o objetivo de avançar na nomeação dos nomes do segundo escalão.

Além de Lula e Paulo Câmara, participou da reunião oficial o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia.

O atual presidente do banco, José Gomes da Costa, é uma indicação remanescente do governo bolsonaro, mas estava tendo sua permanência defendida pelo deputado federal do Ceará José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara dos Deputados.

Desde que deixou o governo do Estado, o governador Paulo Câmara tem o nome especulado para compor o governo Lula. Funcionário do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Paulo Câmara está de férias.

A imprensa do Ceará tem feito uma campanha aberta contra o pernambucano. Por tradição, os cearenses acreditam que são donos do banco regional de fomento e querem manter a primazia das indicações. O atual presidente do banco já morou em Pernambuco e trabalhou no banco em Recife, quando era militante do PT.

Para evitar contestações da lei das estatais, no mês passado, Paulo Câmara se desfiliou do PSB com o objetivo de ser indicado como escolha pessoal de Lula, não mais um espaço para o PSB.

“Ao tempo que finalizei a honrosa tarefa de ser governador de Pernambuco também avaliei concluída minha história partidária junto ao PSB”, disse Paulo Câmara ao sair do PSB.

Em Pernambuco, como a nomeação demorou a ser confirmada, a oposição fazia ironia, afirmando que Paulo Câmara iria assumir o Metrô do Recife, estatal federal sucateada nos últimos anos.