Previsão do tempo alerta para transtornos e altos acumulados de chuva no Nordeste

Previsão do tempo alerta para transtornos e altos acumulados de chuva no Nordeste

Nesta terça-feira (6), a combinação de uma ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) com um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), provoca chuvas fortes e volumosas no Nordeste, principalmente nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, com potenciais transtornos.

O mesmo fenômeno meteorológico pode causar muitas precipitações no Pará, Amapá e no norte do Tocantins, com acumulados expressivos. Pancadas fortes atingem os estados do Amazonas, Tocantins, Rondônia, Acre e Roraima. 

No Centro-Oeste, as instabilidades seguem ativas, com condições para ocorrência de temporais e ventanias. Os maiores volumes são previstos para Mato Grosso, sul de Goiás e norte de Mato Grosso do Sul.

Circulação dos ventos, calor e a alta umidade também favorecem a chuva entre o nordeste e litoral do Rio Grande do Sul até o leste e norte do Paraná, assim como do noroeste do estado gaúcho ao norte do Paraná. O tempo deve ficar firme apenas entre o centro-sul do Paraná até o sul e oeste do Rio Grande do Sul.

No Sudeste, as instabilidades ganham força e chove com volumes expressivos do norte ao leste de São Paulo. Grandes acumulados são esperados ainda no centro-sul e leste de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.