Mãe deixa filho sem supervisão enquanto bebia e criança morre afogada ao cair em cisterna

Uma criança de apenas dois anos de idade, identificada como  Douglas Gabriel de Jesus , morreu afogada após cair em uma cisterna no bairro Bom Jesus, no município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco. O caso aconteceu na  tarde desta quarta-feira (6), enquanto o menino ficou sem supervisão da mãe;

De acordo com o relato da mãe da criança à Polícia Civil, ela estava bebendo com alguns amigos quando o menino se aproximou do reservatório e caiu. Um dos amigos da mulher conseguiu retirar o pequeno Douglas Gabriel da cisterna e levá-lo para o Hospital Maria da Penha, onde ele já chegou sem sinais vitais.

O corpo da vítima foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, e a Delegacia de Lajedo já deu início às investigações. 

Cuidados com cisternas

Um grupo de pesquisadores da Fundacentro e instituições de Pernambuco e Paraíba lançaram, em 2018, o Guia Básico de Prevenção de Acidentes em Espaços Confinados para prevenir acidentes envolvendo cisternas e poços.

Locais como estes devem estar protegidos com materiais que impeçam a aproximação de crianças. Além disso, a supervisão de adultos em locais onde há piscinas, caixa d’água, poços e reservatórios é essencial.

Indenizar crianças em aulas de natação também ajuda a reduzir o número de mortes por afogamento.