Saúde de Solidão é destaque no Pernambuco

Saúde de Solidão é destaque no Pernambuco

Saúde de Solidão é destaque no ranking do programa Previne Brasil na área da Saúde.  O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde

O Município de Solidão, Sertão de Pernambuco, está em segundo lugar no ranking do programa Previne Brasil na área da Saúde.  O índice é a média dos indicadores do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que financia ações na área da saúde tendo como base o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos pelos municípios.

Com referência ao resultado dos indicadores do 3º Quadrimestre de 2021 (set a dez) o município de Solidão obteve êxito e continua se destacando. Subiu da 6° colocação em relação ao Quadrimestre anterior e atualmente ocupa o 2° lugar entre os melhores resultados do estado de Pernambuco

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde. O município recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa. Caso as metas sejam cumpridas, o governo federal faz o repasse financeiro para as secretarias municipais.

Saúde de Solidão é destaque no Pernambuco

Foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Ele leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde). A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020.

Saúde de Solidão é destaque no Pernambuco