Pernambuco registra aumento de casos de sarampo

No final de 2019 foram registrados 159 casos, contra 276 confirmados no início desde ano, um aumento de 176 confirmações.

Um total de 1.252 casos de sarampo foi notificado do início de 2019 até o dia 4 de janeiro deste ano. Entre eles, 276 foram confirmados e 622 foram descartados. Os demais casos ainda estão sob análise. Na última contagem, realizada no dia 23 de novembro, foram registrados 159 casos, ou seja, houve um aumento de 117 confirmações. 

As informações são da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), que afirma que, em 2020, foram realizadas 14 notificações da doença até o dia 4. O local com mais registros é o município de Santa Cruz do Capibaribe, com 60 confirmações. Já os municípios e cidades com menos casos são Ipojuca, Limoeiro, Palmares, Bonito, Frei Miguelino, Riacho das Almas, Tacaimbó, Itaíba, Arcoverde e Timbaúba com apenas uma confirmação. No Recife, 31 casos foram confirmados.

Segundo a SES-PE, ações de vigilância epidemiológica (investigação dos casos e vacinação de bloqueio), além da assistência ao paciente, são iniciadas logo após a notificação do caso, independentemente do resultado laboratorial, com o objetivo de evitar o agravamento da situação.

As medidas são realizadas pelos municípios com o apoio da Gerência Regional de Saúde (Geres) de cada local e do estado.

Vacinas
A secretaria informa que tem recebido normalmente a vacina tríplice viral do Ministério da Saúde e feito a distribuição aos municípios.

Em 2019, foram aplicadas 786.506 doses da vacina tríplice viral em Pernambuco, um quantitativo 50% maior do que o mesmo período de 2018, com 524.332 doses. Além do sarampo, o imunizante protege contra a rubéola e caxumba.

About The Author

João Santos

Related Posts