Solidão Celebra o I Circuito Literário Nevinha Pires: Escritora do Pajeú  

Na tarde desta sexta-feira, a Prefeitura Municipal de Solidão, por meio da Secretaria de Educação, promoveu a cerimônia do I Circuito Literário Nevinha Pires: Escritora do Pajeú. 

O Circuito Literário Nevinha Pires é uma iniciativa fruto da parceria entre Dr. Pedro Pires Ferreira Neto, filho da renomada escritora, e a Secretaria Municipal de Educação de Solidão-PE. O projeto tem como propósito principal estimular o gosto pela leitura e escrita, incentivando a pesquisa, criatividade, originalidade, e o interesse pelos temas propostos, proporcionando a participação dos estudantes em um concurso de produção textual. 

O tema central para as produções foi “Solidão: uma cidade cheia de glória!”, em alusão à comemoração dos 60 anos de emancipação política do município. O circuito recebe o nome Nevinha Pires em homenagem à ilustre escritora, reconhecendo seu valor histórico-literário e seu papel vital na exaltação do Sertão do Pajeú, especialmente da cidade de Solidão. 

Além da homenagem a Nevinha Pires, o I Circuito prestou uma belíssima homenagem a Edite Evaristo, professora aposentada e historiadora de Solidão, que preserva viva a rica história da cidade e suas peculiaridades. A honra a duas mulheres que contribuíram significativamente para a preservação da história local é uma garantia de que a geração contemporânea mantenha o legado construído por essas notáveis. 

Destaque nas Escolas: 

Durante todo o mês de setembro, os estudantes do 4º e 5º ano dos Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio participaram de atividades preparatórias para a produção textual, incluindo: 

• Abordagem sobre a vida e obra de Nevinha Pires; 

• Abordagem sobre Edite Evaristo; 

• Discussão sobre o tema central: “Solidão: uma cidade cheia de glória”. 

As escolas tiveram autonomia para desenvolver as atividades, envolvendo todos os estudantes de maneira participativa. 

Cerimônia e Reconhecimento: 

Na cerimônia de premiação, os alunos foram agraciados com os lugares de destaque, conferindo reconhecimento ao esforço e talento de cada participante. O prefeito Djalma Alves, que esteve presente no evento, expressou seu orgulho ao falar sobre Nevinha, destacando que foi aluno da professora nos anos de 1974 a 1978 na escola Arnaldo Alves Cavalcante. Ele elogiou todos os envolvidos por trazerem esse projeto enriquecedor para Solidão. 

O I Circuito Literário Nevinha Pires não apenas enriqueceu a educação local, mas também reforçou o compromisso em preservar e celebrar a rica história e cultura de Solidão.

Confira todas as fotos na PaginaCLIQUE AQUI