Solidão se prepara para celebrar o Dia do Bacamarteiro: confira a programação

O Prefeito Djalma Alves, em parceria com a Associação de Bacamarteiros Flor de Mandacaru e a Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, tem a honra de convidar toda a população para prestigiar as atividades alusivas ao Dia do Bacamarteiro, que acontecerão nos próximos dias 14 e 15 de agosto de 2023.

Com uma programação repleta de cultura e tradição, a celebração do Dia do Bacamarteiro promete momentos de emoção e alegria para todos os participantes. Confira a programação:

DIA 14/08:

  • 18h: Apresentações Culturais na Quadra Municipal Luiz Bezerra da Silva.

DIA 15/08:

  • 06h: Acolhida no portal de entrada da cidade;
  • 07h30min: Caminhada dos Bacamarteiros até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes;
  • 08h30min: Missa em Ação de Graças.

O som dos bacamartes, símbolo da cultura nordestina, ecoará em Solidão, espalhando a tradição e a história do sertão. A cultura do nordeste se encontra representada nessa arte que atravessa gerações, transmitindo luta, coragem e identidade.

A Associação de Bacamarteiros Flor de Mandacaru e a Prefeitura de Solidão convidam a todos para celebrar essa festa de devoção e respeito à cultura popular. O Dia do Bacamarteiro é uma oportunidade para enaltecer e fortalecer a identidade cultural de Solidão, promovendo o sentimento de pertencimento e valorizando o patrimônio imaterial da cidade.

A cultura do nordeste

Se espalha em toda parte.

E o tiro do bacamarte

De tradição se reveste.

Essa arte tem o brilho

Que passa de paí pra filho

E ultrapassa a geração.

Que traduz luta e coragem

É a mais bela imagem

Da cultura do sertão.

(Milene Augusto)