Você sabia que dar pipoca para criança pode causar até pneumonia?
Você sabia que dar pipoca para criança pode causar até pneumonia?

Você sabia que dar pipoca para criança pode causar até pneumonia?

A pipoca faz parte da infância de todo mundo e sempre marca presença nas festinhas, parquinhos ou mesmo durante uma sessão de cinema em casa. Mas é preciso ter muito cuidado, especialmente com crianças que ainda não aprenderam a mastigar bem: engasgar é o menor dos problemas. O caso do pequeno Nash, de apenas três anos, viralizou no Facebook e chamou atenção para os perigos de oferecer esta guloseima a bebês.

A mãe de Nash relatou o drama do menino em post que ultrapassou 143 mil compartilhamentos. Enquanto viam TV em casa, Nash engasgou com uma pipoca, mas logo parou de tossir e continuou a assistir ao filme. Três dias depois, ele apresentou febre e dificuldade para respirar. O menino foi levado ao pediatra, que precisou fazer uma broncoscopia.

Você sabia que dar pipoca para criança pode causar até pneumonia?

Pneumonia causada por pipoca

O resultado do exame foi alarmante: “Ele aspirou pipoca para dentro do pulmão quando engasgou. O corpo reconheceu como um objeto estranho, e a inflamação desenvolveu uma pneumonia. Durante a cirurgia, o médico retirou seis pedaços. Estava tão inflamado que ele não sabia se tinha retirado tudo, então mandou agendar outra cirurgia”, contou a mãe de Nash.

Na segunda operação, o médico conseguiu retirar o último pedaço de pipoca que ainda estava no pulmão. Depois disso, Nash se recuperou bem. “Se eu não tivesse confiado nos meus instintos e levado ele para o médico, não acabaria tão bem”, observou a mãe. Ela disse ter ouvido um sermão do pediatra: segundo ele, não se deve oferecer pipoca a ninguém com menos de cinco anos.

Quando pode dar pipoca para a criança?

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) inclui a pipoca na lista dos alimentos de “risco potencial para a aspiração” e que não devem ser oferecidos a crianças menores de quatro anos. O agravante é a casca do milho, que costuma ficar presa nos dentes e até na garganta. Se ela causa incômodo até nos adultos, imagine para crianças que ainda nem desenvolveram a dentição completa.

O caso de Nash não foi o primeiro: em 2006, a menina Allison Hale, de dois anos, engasgou com pipoca em casa e morreu asfixiada. Na autópsia, foram encontrados pedaços alojados nas cordas vocais, brônquios e pulmão. Depois disso, pediatras norte-americanos chegaram a fazer campanha para incluir uma advertência nos rótulos das pipocas, semelhante às dos brinquedos com peças pequenas.

Você sabia que dar pipoca para criança pode causar até pneumonia?

O que fazer em caso de engasgamento

No Brasil, segundo a ONG Criança Segura, a sufocação e o engasgamento são a terceira principal causa de morte acidental de crianças. Caso algum alimento fique preso na garganta, deve-se virar o pequeno de bruços e dar palmadas nas costas. Se não adiantar, é preciso ir para o hospital imediatamente.

Mesmo que a criança se sinta aliviada após um engasgamento, é preciso monitorar possíveis sintomas de aspiração de corpo estranho. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ela pode continuar tossindo e esboçar sons suspeitos, como chiados no peito quando não há casos de alergia na família. Nesta situação, o melhor procedimento é o encaminhamento a um serviço de saúde.